ASSINE
search button

CPI das Olimpíadas será instalada na manhã desta terça-feira

Compartilhar

A CPI das Olimpíadas, proposta pelo vereador Jefferson Moura (Rede), será instalada às 11h desta terça-feira (3), na Sala das Comissões da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que fica no andar térreo. A Comissão Parlamentar de Inquérito tem como objetivo apurar os gastos públicos com a Rio 2016 e investigar as obras e os contratos de todos os equipamentos olímpicos realizados pelas empreiteiras, muitas delas envolvidas na Operação Lava-Jato.  

A Comissão Parlamentar de Inquérito das Olimpíadas será composta por Jefferson Moura (Rede), Jorginho da SOS, Átila Nunes, Thiago K. Ribeiro e Eduardão. Os quatro últimos fazem parte do bloco Por um Rio Melhor e são do PMDB. Tradicionalmente, o parlamentar que propõe uma CPI preside os trabalhos. Na ocasião será apresentada uma proposta básica de trabalho.

A ciclovia Tim Maia, bem como as outras obras que fazem parte do Legado Olímpico, também farão parte das investigações da CPI das Olimpíadas. As empresas Contemat e Concrejato, do grupo Concremat, construtora da ciclovia que caiu, matando pelo menos duas pessoas, operaram com dispensa de concorrência, sob argumento de “obras emergenciais”.

“É fundamental fiscalizar se o que foi contratado será ou foi, de fato, entregue com o preço previsto e com a qualidade contratada. Os aditivos fiscais podem aumentar tremendamente o preço de uma obra. Por isso, serão alvo da CPI”, disse Jefferson Moura.

>> Ciclovia Tim Maia foi inaugurada antes de aceite provisório, denuncia vereador

>> Ciclovia da morte: engenheiro civil aponta equívocos em obra