ASSINE
search button

Coppe/UFRJ lança programa de inovação para atrair empresas do setor elétrico

Compartilhar

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) lançou nesta segunda-feira (2) o Programa Coppe de Inovação do Setor Elétrico para estabelecer acordos de colaboração com empresas de energia elétrica do Rio de Janeiro.

Segundo o coordenador técnico do programa e professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, Djalma Falcão, as empresas de energia são obrigadas, por lei, a aplicar recursos em pesquisa e desenvolvimento e, com a iniciativa, a instituição pretender agrupar esses investimentos, que hoje são feitos em projetos individuais.

“Ao invés de ter contatos individuais entre professores e empresas, vamos ter contato da instituição, buscando uma sinergia entre as diversas áreas de pesquisa da Coppe, para enfrentar desafios mais amplos do setor elétrico”, disse o coordenador técnico.

O programa vai incluir iniciativas de pesquisa básica até o desenvolvimento de produtos. Um conselho consultivo formado pelas empresas e pela universidade vai prospectar os projetos de pesquisa que serão desenvolvidos. A perspectiva é iniciar projetos ainda este ano e as ações devem ter duração média de três a quatro anos.

Como a maioria das empresas do setor de energia que investem recursos em pesquisa e desenvolvimento são da área de distribuição, segundo Falcão, boa parte dos projetos do programa serão desse segmento.

O coordenador geral do programa e diretor de Relações Institucionais da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, disse que o programa reúne várias linhas de pesquisa do instituto e pretende aprofundar a colaboração entre a universidade e as empresas.

O programa também que estimular empresas de pequeno e médio porte e as chamadasstartups (empresas nascentes) a desenvolver tecnologias e produtos para atuar no segmento de energia elétrica.