ASSINE
search button

Município do Rio já vacinou mais de 373 mil pessoas contra a gripe

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio já imunizou 373.344 pessoas na Campanha de Vacinação contra a Influenza. Somente neste sábado (30), dia D de mobilização contra a doença – quando mais de 550 postos foram disponibilizados para o população, entre fixos e volantes – 204.959 pessoas foram vacinadas. 

A campanha continua até o dia 20 de maio, nas mais de 200 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Devem se vacinar contra a gripe idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos incompletos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos e profissionais de saúde. A meta da SMS é imunizar 80% dos grupos alvo recomendados durante toda a campanha (de 25 de abril a 20 de maio), o que representa cerca de 1,2 milhão de pessoas.

"Os postos estão preparados e abastecidos e há vacinas suficientes para atender aos grupos alvo. Nossa expectativa com a campanha é reduzir em cerca de 1.500 o número de internações de pacientes com quadros graves relacionados à gripe e evitar até 200 óbitos por causa de complicações da doença", disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacando que mesmo quem tomou a vacina em 2015 deve tomar novamente este ano.

Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a temporada de 2016 do Hemisfério Sul a vacina influenza trivalente – usada na campanha – é composta por cepas do vírus Myxovirus influenzae, fragmentados, inativados e purificados de Influenza A (H1N1) pmd09; Influenza A (H3N2) e Influenza B (linhagem Victoria). São disponibilizadas vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e pela Sanofi Pasteur (França).

Para as mulheres até 45 dias após o parto, na hora da vacinação será solicitada comprovação da condição clínica e, para os doentes crônicos, a prescrição do médico que o acompanha. Portadores de doenças neurológicas devem consultar seu médico antes de tomar o imunizante e pessoas com quadro febril precisam aguardar a melhora do estado de saúde. Para as crianças são necessárias duas doses num intervalo de um mês entre elas. A vacina é contraindicada para pacientes com história de alergia grave (anafilaxia) e prévia a algum de seus componentes.