ASSINE
search button

Saúde apresenta o planejamento operacional para os Jogos Rio 2016

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou nesta sexta-feira (29) seu planejamento operacional para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A apresentação foi feita para cerca de 100 representantes de 21 consulados, diretores de hospitais da rede municipal e profissionais de saúde, no auditório do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, abriu o evento explicando a Matriz de Responsabilidades em Saúde a serem desenvolvidas antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que serão realizados no Rio em agosto e setembro deste ano. 

A Prefeitura do Rio ficará responsável pela regulação das remoções hospitalares das instalações (via unidades municipais de referência); pelo atendimento hospitalar para clientes olímpicos que não possuem plano de saúde, removidos de dentro das instalações; pelas ações preventivas de Vigilância Sanitária nas instalações e junto aos fornecedores de alimentos dos Jogos (cerca de 200 mil refeições por dia nas Zonas Olímpicas); e pela intensificação das ações de combate à dengue e articulação dos mecanismos de notificação de agravos com a Vigilância Epidemiológica do Município do Rio.

"O objetivo desse encontro com os consulados é aproximar os fluxos de comunicação entre os países e atualizar os contatos. Temos muita experiência em atuar em grandes eventos e esperamos aplicar essa expertise para oferecer uma cidade com perfil epidemiológico bastante seguro e com perfil assistencial bastante organizado", explicou o secretário, que guiou os participantes em uma visita às novas instalações do Souza Aguiar, como as salas de cuidados intermediários e intensivos, a emergência e o setor de imagem, reformados recentemente.

A previsão é de que nos Jogos do Rio sejam realizados 22 mil atendimentos médicos dentro das instalações olímpicas e 700 transferências hospitalares provenientes desses equipamentos. Todas as unidades de atenção primária e básicas de saúde do município estarão abertas e disponíveis para receber os turistas, e os casos graves serão informados imediatamente aos consulados. O visitante poderá ainda baixar o aplicativo de smartphone "Onde ser atendido" e, de acordo com o seu local de hospedagem, saber o nome da unidade de referência mais próxima. 

As referências da urgência/emergência serão estabelecidas por quatro Zonas Olímpicas: Barra da Tijuca (Hospital Lourenço Jorge e CER Barra); Copacabana (Hospital Miguel Couto e CER Leblon); Deodoro (Hospital Albert Schweitzer); e Maracanã (Hospital Souza Aguiar, CER Centro e Hospital Salgado Filho). Além dessas unidades, os hospitais Rocha Faria, Pedro II, Evandro Freire e Paulino Werneck ficarão na retaguarda dando suporte assistencial, de acordo com a demanda. Também haverá incorporação das Ações Contingenciais em Saúde aos Planos de Segurança e Defesa Civil.

A regulação assistencial dos serviços de saúde contará com 100% da rede municipal, integrando 24h por dia toda a sua estrutura: ambulatório, internação e urgência/emergência, além do suporte de transporte inter-hospitalar com Ambulâncias Avançadas e de Suporte Básico e os Núcleos de Regulação (NR) descentralizados, com 90 profissionais (43 médicos).

"Esse seminário é para mostrar os compromissos que a cidade assumiu, tirar dúvidas e aproximar os consulados dos principais diretores das grandes unidades de urgência e emergência. Atualmente, nosso sistema de saúde conta com diretrizes assistenciais, integração entre as unidades, as municipalizações de hospitais e com uma comunicação alinhada com o Centro de Operações Rio (COR), que coordena o dia a dia da cidade e os grandes eventos", disse o subsecretário de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência, Mário Lima.

Com relação aos Recursos Humanos, a Resolução SMS Nº 2662 de 07/07/2015 suspende as férias da força de trabalho da rede municipal de saúdeno período de agosto e setembro de 2016, para garantir uma melhor qualidade no atendimento com funcionamento pleno. Os médicos das áreas de Urgência/Emergência, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Ortopedia, Neurocirurgia, Anestesia, Medicina Interna e Materno-Infantil estão recebendo treinamento.

Aplicativos de celular e de computador serão usados para facilitar a comunicação dos profissionais de saúde com os pacientes estrangeiros, visando quebrar a barreira da linguagem, principalmente nos idiomas menos tradicionais, como chinês e alemão. A programação visual das unidades também está sendo refeita em quatro línguas: português, inglês, espanhol e francês. Haverá ainda a distribuição da Cartilha da Saúde do Viajante nesses quatro idiomas, com dicas e informações sobre como manter a saúde durante a viagem e telefones de emergência.

Além dos postos médicos instalados nos Live Sites (arenas com transmissão ao vivo dos Jogos Olímpicos para público sem ingresso para competições), o Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, contará com três postos de Atendimento Pré-Hospitalar fixo da SMS, das 9h às 24h, com 18 leitos de observação, três de suporte avançado, além de 14 poltronas de hidratação.

A vice-cônsul do Reino Unido, Patricia Sartório, aprovou a iniciativa de realizar o seminário para os consulados:

"Essa iniciativa é excelente porque a gente precisa desse fluxo de comunicação essencial para um momento de crise, principalmente quando a gente precisa saber quantas pessoas estão envolvidas no acidente, se tem cidadão britânico entre as vítimas, etc.. A gente não quer que nada aconteça, mas precisamos estar preparados. Também achei muito interessante a questão dos aplicativos de tradução de idiomas.

Nos grandes eventos realizados na cidade, de 2009 a 2016, como Carnaval, Réveillon, Jornada Mundial da Juventude, entre outros, foram realizados 37.180 atendimentos nos postos de atendimento fixo da SMS, sendo necessárias 1.314 remoções.