ASSINE
search button

INCA pede doações de sangue 

Compartilhar

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), localizado na Praça da Cruz Vermelha, 23, Centro do Rio, faz um apelo aos cariocas para que doem sangue, o que é essencial para atender a demanda de tratamento dos pacientes.

Os estoques do INCA costumam diminuir muito perto de feriados prolongados, e não foi diferente depois do feriado de Tiradentes. No entanto, as necessidades do Instituto são constantes: muitos pacientes precisam de transfusões de sangue regulares em decorrência do tratamento. O INCA realiza cerca de 1,5 mil transfusões de hemocomponentes por mês e pede à população que compareça ao banco de sangue do Instituto e faça sua doação para repor os baixos estoques.

Doar sangue é seguro. Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50kg pode doar. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto.

Os doadores devem apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano e as mulheres até três. 

Doe sangue no INCA e ajude a salvar vidas.

Segunda a sexta: das 7h30 às 14h30

Sábado: das 8h às 12h.