ASSINE
search button

Cirurgia Robótica será tema do Café no Copa nesta sexta-feira

Compartilhar

A pesquisa e a prática em cirurgia robótica têm crescido de modo contínuo. Tal fato pode ser verificado pelo aumento na incorporação da tecnologia por alguns hospitais do país. Para apontar o avanço dos procedimentos com auxílio de robôs, o Café no Copa, tradicional evento da medicina carioca, vai abordar o tema, nesta sexta-feira (29), às 8h, no Hotel Copacabana Palace. A palestra será apresentada por Armando Melani, diretor científico do Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica (IRCAD).

A inovação em robótica - bastante difundida nos Estados Unidos - vem ganhando destaque na medicina brasileira e, hoje, está presente não apenas em instituições de renome do eixo Rio-São Paulo, mas também em hospitais do Nordeste do país. No Rio de Janeiro, por exemplo, a tecnologia vem sendo adotada pelo Hospital Samaritano.

“A aplicação da cirurgia robótica abrange especialidades como urologia, ginecologia, cardiologia e gastrenterologia, além de procedimentos nas regiões do tórax, da cabeça e do pescoço”, informa Melani. O diretor acrescenta ainda que a técnica atribui às operações minimamente invasivas um menor grau de dor, a redução de hemorragias, menos tempo de internação e uso de medicamentos em menor quantidade, bem como o retorno mais rápido às atividades normais.

Após convênio firmado com o Americas Medical City, no último mês de janeiro, o Rio de Janeiro sediará a terceira unidade, fora da Europa, do Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica (IRCAD). A instituição - considerada uma das mais importantes nessa área em todo o mundo - será chamada de IRCAD-Rio.

Sobre o Café no Copa:

O Café no Copa é uma realização dos hospitais Pró-Cardíaco e Samaritano e do complexo médico-hospitalar Americas Medical City.  Sob a coordenação dos médicos Claudio Domênico, Evandro Tinoco, Gustavo Fraga e Fernando Gjorup, o encontro proporciona aos participantes a troca de informações e atualização sobre temas relevantes da medicina contemporânea.