ASSINE
search button

Deputados vistoriam vazamento de chorume em Seropédica

Comissões farão audiência para saber como está sendo feita a remediação.

Compartilhar

Deputados integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) destinada a investigar e apurar as causas e consequências do uso e permanência dos lixões no estado visitaram, nesta quinta-feira (25), a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Seropédica, na Baixada Fluminense. A vistoria foi motivada pelo vazamento, no último domingo, de cerca de 100 mil litros de chorume para o riacho que fica no entorno do aterro, administrado pela empresa Ciclus Ambiental.

De acordo com a deputada Lucinha (PSDB), técnicos do aterro explicaram que, por conta das fortes chuvas, houve queda de energia e um raio afetou o gerador. “A falta de energia paralisou as atividades da elevatória que entra com o chorume para a estação. Aí colocaram o lixo líquido numa lagoa de cima, mas, com a parada do equipamento, o chorume transbordou para todos os lados, inclusive para o córrego, que percorre algumas comunidades de Seropédica e desemboca na Baía de Sepetiba”, explicou a deputada, que receia que o chorume ainda possa atingir o aqüífero de Piranema.

Para o deputado Dr. Julianelli (Rede), é preocupante a falta de equipe preparada em casos de emergência. “Uma cidade que produz 10 mil toneladas de lixo por dia com um custo de 600 mil reais diários não pode ficar à mercê de uma mudança climática, causando um problema de contaminação ambiental como esse, afinal, temos muita incidência de raios e as chuvas fortes só param depois do mês de abril”, lembrou.

O deputado Dr. Sadinoel (PMB) disse que um ofício será enviado para que a empresa preste esclarecimentos sobre o plano de contenção e remediação do vazamento do chorume. Também presentes da vistoria, os deputados Thiago Pampolha (PTC) e Nivaldo Mulim (PR) vão marcar uma audiência pública em conjunto das comissões da Casa que presidem, respectivamente de Defesa do Meio Ambiente e de Saneamento Ambiental, sobre o tema. Para a reunião serão convidar os representantes da empresa Ciclus e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).