ASSINE
search button

Saúde atende 3,2 mil pessoas em todo o Carnaval

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 3.219 atendimentos na cidade do Rio de Janeiro, de sexta-feira (05/02), até as primeiras horas deste domingo (14), nos blocos de rua e na Sapucaí. Destas, 132 precisaram ser transferidas para unidades de saúde da rede municipal. No último dia de desfiles, 528 pessoas foram atendidas e 14 transferidas. As principais causas de atendimento foram mal estar provocado pelo calor e pequenos traumas.

Nove postos de saúde foram montados no Sambódromo e Terreirão do Samba durante todos os dia de desfiles e 2.506 pessoas foram atendidas neles, com 76 transferências. Já o carnaval de rua contou com quatro postos, que atenderam 713 pessoas e transferiram 56, nas áreas de maior concentração de público nos bairros do Centro, Copacabana e Ipanema/Leblon, que funcionaram nos dias de desfiles previstos no calendário oficial de blocos.

O esquema especial de saúde montado na Sapucaí contou com cerca de 200 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de apoio administrativo. Para os casos que necessitaram de remoção, 17 ambulâncias UTIs estavam disponíveis, com equipes de saúde independentes, compostas por médicos e enfermeiros. Em 2015 foram realizados 2.221 atendimentos, com 75 remoções de pacientes para os hospitais da rede.

Nos blocos de rua, atuaram 323 profissionais de saúde nos postos, que contaram com 16 leitos, sendo quatro de suporte avançado; além de 19 poltronas de hidratação e 70 ambulâncias avançadas. No carnaval de 2015, os postos da SMS fizeram 756 atendimentos durante os desfiles dos blocos, com 53 remoções de pacientes para os hospitais da rede.

A Central Municipal de Regulação de Leitos também deu suporte em casos de necessidade de transferência de pacientes e os hospitais da rede municipal de saúde, que estão de prontidão, preparados para receber os casos mais graves.