ASSINE
search button

São Gonçalo no Combate ao Aedes

Compartilhar

Cerca de seis mil pessoas estarão neste sábado (13) unidas contra o mosquito Aedes Aegypti em São Gonçalo. Organizado pela secretaria de Saúde da cidade, 3.500 militares da Marinha do Brasil, 650 agentes de endemias, 300 profissionais da Atenção Básica, o prefeito Neilton Mulim, o secretário do Ministério de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Eduardo Costa, e centenas de funcionários de todas as secretarias municipais estarão reunidos na Praça Luiz Palmier, no Rodo, a partir das 9 horas. 

O grupo será dividido em oito equipes, que ficarão baseadas nas praças Luiz Palmier, Trindade, Gradim, Nova Cidade, Zé Garoto, Alcântara, Ex-Combatentes e Colubandê. Munidos com panfletos e larvicida, os agentes e militares percorrerão residências e comércios buscando eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zica e Chikungumya. 

Batizado de “São Gonçalo no Combate ao Aedes” o mutirão contará ainda com carros fumacês e com máquinas e caminhões da secretaria de Infraestrutura, que estará limpando terrenos baldios onde parte da população joga lixo irregularmente e se torna criadouro do mosquito. 

O prefeito Neilton Mulim, que participará de toda a ação deste sábado, garante que a luta contra o mosquito aedes aegypti é de toda a população e do poder público. “A partir de agora estaremos reforçando as ações contra o aedes em toda a cidade. A luta contra o mosquito começa nas residências, onde estão localizados 80% dos focos”. 

Em 2015, São Gonçalo registrou 3.391 casos de dengue e 289 casos de Zika em gestantes, sendo sete confirmados. A cidade não registrou nenhum caso de microcefalia. Mas os casos vêm crescendo a cada dia na cidade. Em janeiro do ano passado a secretaria de Saúde notificou apenas 97 casos. No mesmo período deste ano foram 293 pessoas infectadas.