ASSINE
search button

Obras do metrô do Rio intensificam combate ao Aedes aegypti 

 Linha 4 do Metrô e Expansão General Osório realizam ações simultâneas de mobilização

Compartilhar

Neste sábado (13), trabalhadores dos canteiros de obras da Linha 4 do Metrô e da Expansão General Osório passaram por treinamento no combate ao Aedes aegypti. A ação ocorreu simultaneamente em todos os canteiros das obras de metrô do Rio, no dia da mobilização nacional contra o mosquito transmissor da dengue, da febre chinkungunya e do vírus Zika.  

No início de cada turno, a brigada da Linha 4 do Metrô e da Expansão General Osório, formada por equipes de Meio Ambiente, Medicina e Segurança do Trabalho conduziram palestras de conscientização, esclarecendo dúvidas e orientando os colaboradores. A ideia é que esses colaboradores levem as lições para suas casas e comunidades, ampliando a rede de prevenção.  

"Peguei mais alguns folhetos para distribuir aos meus vizinhos em Caxias", conta o pedreiro Darlan Dias, de 21 anos. O ajudante de produção do Consórcio Linha 4 Sul Cláudio Fonseca de Oliveira, de 38 anos, trabalha na Estação Antero de Quental e já tinha ouvido muito falar sobre a importância dos cuidados com a água parada, mas se envolveu na ação e já é um multiplicador.

"Minha família e meus filhos já estão sabendo que têm que ter atenção em casa também. Aqui no canteiro e no entorno da obra, também estamos de olho, recolhendo e eliminando tudo o que pode virar foco para o mosquito. Cada um precisa fazer sua parte", convoca ele. 

Nos canteiros, cartazes estavam afixados nos murais e folhetos explicativos também foram distribuídos à vizinhança. No mutirão deste sábado, além das palestras, os canteiros e seu entorno foram vistoriados pelas equipes engajadas, eliminando qualquer tipo de ambiente propício à proliferação do mosquito. À população, a brigada distribuiu folhetos explicativos à população e estabelecimentos comerciais no entorno das obras.

A arquiteta Ana Maria Croce passava pelo Leblon, quando recebeu um folheto. "Foi uma grata surpresa ver que o pessoal da obra está tão mobilizado e envolvendo as pessoas. É fundamental e super necessário que todos estejam atentos porque qualquer deslize pode contribuir para a proliferação de mosquitos", diz ela, que passará a colocar um pouquinho de água sanitária para regar as plantas, lição que aprendeu com os multiplicadores da Linha 4.

Para deixar a água imprópria para larvas, os tonéis e as caixas d´água receberam cloro em pó e foram identificados com adesivos, mostrando que ali não há foco do mosquito. Agentes de endemias também aplicaram fumacê.

"Estamos prevenindo a dengue e a Zika, que está fora de controle, matando crianças, dando doenças em grávidas. Se cada um fizer a sua parte, vai melhorar. Cuidamos dos canteiros e levamos o que a gente aprende aqui para casa. Se todo mundo fizer um pouquinho a gente vai vencer esse mosquito", afirma o marteleteiro das obras de Expansão Estação General Osório Paulo Sergio da Conceição, de 31 anos.

O controle de vetores é uma prática nos canteiros da Expansão General Osório e da Linha 4 desde o início das obras, em 2010. Os empreendimentos aderiram à campanha “10 Minutos Salvam Vidas”, da Secretaria de Estado de Saúde, e realizam semanalmente ações de combate e conscientização. Além das visitas periódicas das equipes de Meio Ambiente, os próprios funcionários mantêm o espírito colaborativo e alertam seus superiores sobre qualquer recipiente que possa vir a acumular água.  

O objetivo da campanha atual é extrapolar os limites dos canteiros e criar em todos a cultura do combate ao mosquito.