ASSINE
search button

Quadrilha de peruanos é presa com 62 celulares no Rio

Compartilhar

Agentes da Secretaria de Estado de Governo prenderam seis peruanos com 62 celulares roubados no Rio de Janeiro. Eles estavam hospedados em um hotel na Lapa, centro, e foram encontrados graças ao GPS de um dos celulares roubados. Todos foram presos por receptação de furto e formação de quadrilha. O caso foi registrado na 5ª Delegacia de Polícia, no mesmo bairro.

A ação faz parte da Operação Lapa Presente inciada em janeiro de 2014. Os 76 policiais militares e 59 agentes civis patrulham a região da Lapa com 24 bicicletas e 11 viaturas e usam rádios de comunicação e braçadeiras que facilitam a identificação.

Desde o início da operação até a madrugada de hoje (8), os agentes cumpriram 481 mandados de prisão, sendo 25 por homicídio, 214 por roubo, 97 por furto, 53 por tráfico de drogas e 92 por outros crimes. Mais de 20 mil moradores de rua foram acolhidas nesse período.

Mais de 3 mil pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo a maioria por posse para consumo. Somente 139 foram presas por tráfico de drogas.

Foram mais de 2.447 ligações ao Disque Lapa Presente (97954-2424). O serviço tem garantia de anonimato ao denunciante.

Operação Lei Seca

Outra iniciativa do governo do Rio, a Operação Lei Seca reforçou as operações de fiscalização e as ações em blocos de rua, no Sambódromo, praias e cachoeiras do estado. O esquema especial termina amanhã (9) e conta com um efetivo de 250 agentes. Hoje, a operação esteve presente no Sargento Pimenta. Amanhã, a Lei Seca estará presente na Orquestra Voadora, no Aterro do Flamengo.

No domingo, o grupo de agentes esteve no tradicional bloco Simpatia é Quase Amor e, no sábado, na famosa Banda de Ipanema. No ano passado, cerca de 5,6 mil motoristas foram abordados pela Lei Seca no período do carnaval. Deste total, 441 apresentavam sinais de embriaguez, 7,9% do total. Em 2014, foram abordados 5.878 motoristas e 9,3% deles estavam alcoolizados.

A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, lançada em março de 2009, pela Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro.