ASSINE
search button

Operação Lei Seca conscientiza foliões no Aterro do Flamengo

Agentes distribuíram folhetos educativos nesta segunda-feira, durante bloco de carnaval

Compartilhar

Nesta segunda-feira (8/2), a equipe da Operação Lei Seca esteve presente em um dos blocos mais tradicionais da Zona Sul carioca: o Sargento Pimenta. Durante a apresentação do grupo, no Aterro do Flamengo, representantes da ação permanente distribuíram ventarolas, adesivos e conversaram com os foliões. Homens- balão também participaram da festa.

O casal de jovens Bárbara Biermann, 18 anos, e Willian Ramos, 19, não perdeu o dia de folia. Os dois aprovam a iniciativa de conscientizar os foliões sobre o perigo de dirigir alcoolizado.

- Esta ação é muito importante. Beber não combina com dirigir. Saindo do bloco vale a pena pegar um táxi, ônibus ou metrô. Vamos nos divertir, mas sem correr riscos - afirmou o rapaz, que vai tirar carteira de motorista este ano.

Para Marta Rizzo, 40 anos, e Leonardo Silva, 39, a Operação Lei Seca inibe quem pensa em dirigir e beber no carnaval.

- Esta conscientização é fundamental. A ação, que já acontece há muitos carnavais, tem inibido aqueles que querem dirigir alcoolizados - disse a assistente social.

A estudante de Letras Ana Luíza Lobo, de 20 anos, também aprovou a iniciativa.

- É bom este lembrete na hora da folia para gente pensar duas vezes antes de pegar o carro - afirmou a estudante. 


Blocos tradicionais recebem a ação

Nesta terça-feira, a Operação Lei Seca também estará presente na Orquestra Voadora, no Aterro do Flamengo. 

No domingo, o grupo de agentes esteve no tradicional bloco Simpatia é Quase Amor e, no sábado, na famosa Banda de Ipanema. 

No ano passado, cerca de 5.600 motoristas foram abordados pela Lei Seca no período do carnaval. Deste total, 441 apresentavam sinais de embriaguez, o que representa 7,9% em relação ao total de abordados. No ano anterior este número foi ainda maior. Foram abordados, em 2014, 5.878 motoristas, e detectada alcoolemia em 9,3% deles, ou seja, 545 motoristas tinham bebido antes de dirigir.

A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, lançada em março de 2009, pela Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro.