ASSINE
search button

Operação Lapa Presente recupera 62 celulares roubados por quadrilha de peruanos

Compartilhar

Uma equipe da Operação Lapa Presente, da Secretaria de Estado de Governo, recuperou, na noite de sexta-feira (5/2), 62 celulares roubados, que estavam em poder de uma quadrilha de peruanos. Os agentes conseguiram localizar os aparelhos graças ao GPS de um dos celulares roubados. Os bandidos estavam hospedados em dois quartos de um hotel localizado na Rua André Cavalcante. A gangue era formada por Ulises Granda, 45 anos; Cesar Oscar Tapia Run, 40 anos; Val Alcides Sanchez, 28 anos; Dana Sanchez, 26 anos; Jersi Sanchez, 25 anos; e Yampierre Sanchez, 24 anos. Todos foram presos por receptação de furto e formação de quadrilha. O caso foi registrado na 5ª DP.

Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada de 8/2, os agentes cumpriram 481 mandados de prisão – sendo 25 por homicídio, 214 por roubo, 97 por furto, 53 por tráfico de drogas e 92 por outros crimes.

Além disso, 3.108 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 2.969 detidas por posse para consumo e 139 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 92 pessoas por porte de arma branca, 23 por portar arma de fogo, 335 por roubo e furto e 987 por outros delitos.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 20.297 ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, que resultaram em 175 veículos rebocados por apresentarem alguma irregularidade.

 

Atendimento ao cidadão

O Disque Lapa Presente (97954-2424) recebeu, desde a noite do dia 2 de janeiro de 2014, 2.447 ligações. O serviço tem garantia de anonimato ao denunciante.

A Operação Lapa Presente funciona de domingo a quinta-feira, das 19h às 3h, e às sextas-feiras e aos sábados, das 21h30 às 5h30. Os 135 agentes (76 policiais militares e 59 agentes civis) patrulham a região da Lapa com 24 bicicletas e 11 viaturas e são equipados com rádios de comunicação e braçadeiras que facilitam a identificação.

Oito órgãos dos governos estadual e municipal atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública; de Assistência Social; de Conservação; de Transportes, além da Comlurb. O efetivo circula pelo bairro para coibir roubos, uso e venda de drogas e promover o ordenamento urbano, além de realizar ações sociais como o acolhimento de moradores de rua.