ASSINE
search button

Agricultura supera meta de proteção de nascentes

Campanha protegeu mais de três mil fontes de água em parceria com pequenos produtores

Compartilhar

O Programa Rio Rural promove a conservação e o uso sustentável dos recursos hídricos nas microbacias hidrográficas, como parte de sua estratégia para a melhoria da qualidade de vida no campo e o aumento da renda do produtor rural.Com a campanha Água Limpa para o Rio Olímpico, realizada em microbacias hidrográficas de todo o estado, o programa mobiliza agricultores para proteger as nascentes em suas propriedades, promovendo a conscientização ambiental.Lançada em 2010 com a meta de proteger 2.016 nascentes até os Jogos Olímpicos do Rio, a campanha superou as expectativas. 

O engajamento das comunidades rurais foi tão grande que, um ano antes do previsto, o objetivo já havia sido superado. De acordo com dados da Emater-Rio, 3.120 nascentes foram protegidas até dezembro de 2015. Mesmo depois de a meta ter sido atingida, a campanha Água Limpa para o Rio Olímpico continua a pleno vapor em todas as regiões do estado.Por meio da campanha e de incentivos financeiros para adoção de boas práticas, o Rio Rural contribui para um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organizações das Nações Unidas (ONU): garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.O último relatório mundial da ONU sobre a água, divulgado em março de 2015, cita o Rio Rural como referência mundial nesta área. Intitulado “Água para um mundo Sustentável”, o documento alerta para a necessidade de melhoria da gestão dos recursos hídricos no planeta.

Incentivos do Rio Rural

A campanha de proteção de nascentes complementa outros projetos de conservação ambiental incentivados pelo Rio Rural, a fundo não reembolsável, como a preservação de de áreas de recarga hídrica, que permitem a infiltração e retenção da água por mais tempo no solo; e a recuperação de matas ciliares (à beira dos rios). De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, os agricultores do estado são hoje parceiros na preservação do meio ambiente. "As comunidades rurais das microbacias exercem a função de proteger os recursos naturais, através do uso sustentável e de ações conservacionistas. As práticas ambientais estão cada vez mais integradas aos sistemas de produção, porque os produtores já compreendem melhor que preservando o ambiente obtêm melhores resultados em suas atividades", declarou.

Cada agricultor pode receber até R$ 10 mil reais do Rio Rural, não reembolsáveis, de acordo com o perfil de suas atividades, para adotar práticas de preservação ambiental e produção sustentável. O trabalho é feito de acordo com a metodologia participativa do Rio Rural, envolvendo a comunidade no planejamento local e na tomada de decisões sobre investimentos.Todos os projetos são implantados com orientação técnica da Emater-Rio e auxiliam na regularização do ciclo da água, diminuindo os efeitos da estiagem na pastagem e na lavoura, incrementando as produções agrícola e pecuária.