ASSINE
search button

Seop multa 191 mijões durante os desfiles de blocos deste sábado

Compartilhar

Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com o apoio de guardas municipais e fiscais do Lixo Zero, da Comlurb, multaram 191 mijões, sendo 23 mulheres e um estrangeiro, nos desfiles de blocos carnavalescos deste sábado (6/02). Desde o início da fiscalização no Pré-Carnaval 2016, já foram multadas 579 pessoas (88 mulheres e cinco estrangeiros) por fazer xixi na rua.

No desfile da Banda de Ipanema, a fiscalização multou 14 mijões (uma mulher). No Cordão da Prata Preta e no desfile do Maravilhas do Porto, foram flagradas 26 pessoas fazendo xixi na rua. Na Lapa, foram autuados mais seis mijões. Durante o desfile do Cordão da Bola Preta, no Centro, foram 38 pessoas flagradas (cinco mulheres). No Bola Preta também foram detidas seis pessoas por desacato, briga, furto e roubo.

No bloco Céu na Terra, em Santa Teresa, oito pessoas foram flagradas urinando em local público. Nos blocos Favorita e Empolga às Nove, em Copacabana, foram autuadas 15 pessoas (duas mulheres). No bloco Escangalha, na Gávea, foram multadas 63 pessoas urinando (nove mulheres e um estrangeiro). No bloco Barbas e Rebarbas, em Botafogo, foram flagradas 21 pessoas urinando (seis mulheres). Todos foram multados em R$ 510 pelas equipes do Lixo Zero.

O estacionamento em local proibido também foi alvo da fiscalização neste sábado, com 143 veículos rebocados em locais onde ocorreram desfiles de blocos. No entorno do Sambódromo, foram removidos 28 veículos por estacionamento em local proibido.

Na ação para coibir o comércio ambulante irregular nos blocos, foram apreendidas diversas mercadorias: 14.046 bebidas diversas, três botijões, três carroças, cinco carrinho, 44 cadeiras, dois isopores, quatro churrasqueiras, três fogões, 30 grades, 10 mesas, 39 peças de vestuário, 98 produtos de bazar, 85 produtos de informática e 352 kg de carne.

O esquema especial de monitoramento e fiscalização montado pela Seop e Guarda Municipal para os desfiles de blocos de rua conta com 7.940 agentes, além de 235 equipes do Lixo Zero, distribuídos ao longo de 30 dias de pré-carnaval, carnaval e pós-carnaval.