ASSINE
search button

Comlurb recolhe 136 toneladas de lixo em toda a cidade

Compartilhar

No segundo dia dos desfiles das Escolas de Samba da série A, a Comlurb removeu 23,76 toneladas de resíduos, no Sambódromo e imediações, além de 3,73 toneladas de material reciclável, do interior da passarela. Os trabalhos reuniram cerca de 500 garis durante toda a noite e madrugada, inclusive nas arquibancadas, mantendo o ambiente limpo durante os desfiles. 

Para os serviços na passarela e imediações, os garis contam com o apoio diário de 67 máquinas e equipamentos, como mini varredeiras e sopradores, que agilizam a limpeza das arquibancadas e pista, caminhões basculantes, compactadores e pipas d'agua (com água de reuso), além de pás carregadeiras. Além disso, a Comlurb disponibilizou 1.160 contêineres para descarte dos resíduos na passarela.

Carnaval de Rua

Neste sábado (6/02), foram removidas 108 toneladas de lixo dos blocos que desfilaram pela cidade. Para evitar o acúmulo de lixo, a Comlurb preparou uma mega operação para a limpeza durante a passagem dos blocos, onde até 1.100 garis atuam por dia, com cerca de 5.000 contêineres por dia para receber lixo em todas as vias e 90 sopradores para acelerar a limpeza após a passagem dos blocos.

Na Zona Sul e Centro foram recolhidas 89,22 toneladas de lixo. Os blocos que mais renderam resíduos no sábado de carnaval foram : O Cordão da Bola Preta com 29,5 toneladas; o bloco da Favorita, 12,4 toneladas; a Banda de Ipanema 12,1 t; o Empolga 5,5 t e o Céu da Terra com 2,8 t.

Na Estrada Intendente Magalhães o carnaval de rua rendeu 6,7 toneladas resíduos e da Banda de Madureira os garis recolheram 11,7 toneladas, totalizando 18,4 t, na Zona Norte da cidade.

A Zona Oeste totalizou 680 quilos de resíduos com o bloco Virilha de Minhoca. E na área da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e locais próximos foram 650 quilos, recolhidas. Os blocos que mais rederam resíduos foram a Deita mas não dorme, da Taquara e Porre Certo, da Praça Seca, com 350 quilos de lixo.

Lixo Zero

Os agentes do Lixo Zero aplicaram 283 multas, sendo 92 de lixo e 191 para quem foi pego urinando na rua. São 235 equipes formadas por um agente de fiscalização da Comlurb e um Guarda Municipal, que atuam diariamente em diversos blocos, nas ruas dos desfiles e no entorno.