ASSINE
search button

Governo do Rio vai reforçar ações da Lei Seca durante o carnaval

Compartilhar

A partir de hoje (5), data da abertura oficial do carnaval no Rio de Janeiro, até terça-feira (9), todo o efetivo da Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo, formado por 250 agentes, estará nas ruas para reforçar as ações de fiscalização e conscientização da população sobre o perigo da mistura entre álcool e direção. 

As ações estão confirmadas para a capital fluminense, região metropolitana e interior do estado, totalizando 79 ações, de acordo com o secretário de Governo, Paulo Melo. As equipes trabalharão também no Sambódromo e em locais de maior concentração de pessoas, entre os quais a Banda de Ipanema e o Bloco Simpatia é Quase Amor, que desfilam amanhã (6) e domingo (7), respectivamente, pelas ruas de Ipanema, zona sul carioca, ou o Sargento Pimenta e a Orquestra Voadora, que saem no Aterro do Flamengo na segunda (8) e terça-feira (9).

Paulo Melo informou que, além das blitzen de fiscalização, serão intensificadas ações educativas nos maiores blocos e no Sambódromo, com distribuição de ventarolas e adesivos. “A ideia é alertar os foliões sobre a importância de voltar para casa com segurança.”

O coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, acrescentou que os agentes ficarão mais horas nas ruas, acompanhando a mudança observada no carnaval nos últimos anos. A Operação Lei Seca foi lançada em março de 2009 e tem caráter permanente.

No carnaval do ano passado, foram abordados 5,6 mil motoristas, dos quais 441 (7,9%) mostraram sinais de embriaguez. Em 2014, foi registrado elevado teor de álcool em 9,3% dos quase 5,9 mil motoristas abordados, ou seja, em 545 condutores.

Segurança Presente

As operações Segurança Presente também serão reforçadas no carnaval da Lapa, Aterro do Flamengo, Lagoa Rodrigo de Freitas e Méier. Os mais de 400 agentes atuarão sem folgas durante todo o carnaval, de modo a garantir mais tranquilidade para a população curtir a folia com alegria, disse Paulo Melo.

No Méier, Lagoa e Aterro do Flamengo, as operações são feitas em parceria com o Sistema Fecomércio RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro). Para denúncias e sugestões, estão à disposição os serviços Disque Aterro Presente (9 8496-0114), Disque Lagoa Presente (9 6500-5811), Disque Méier Presente (9 6507-1200) e Disque Lapa Presente (9 7954-2424. Todas as abordagens são filmadas e as equipes monitoradas por GPS.

A operação reúne vários órgãos dos governos estadual e municipal.