ASSINE
search button

Equipe da SuperVia é assaltada em Guadalupe, na Zona Norte

Criminosos levaram 700 metros de fios de cobre

Compartilhar

Uma equipe de manutenção da SuperVia foi assaltada, por volta das 22h desta terça-feira (2), enquanto se deslocava de Deodoro para Honório Gurgel para a realização de um trabalho preventivo. Cerca de dez homens armados interceptaram o trem de serviço, que passava próximo à comunidade Palmeirinha, em Guadalupe, na Zona Norte do Rio. Os criminosos levaram cerca de 700 metros de fios de cobre que seriam utilizados pelos funcionários na substituição de cabos da rede aérea, além de outras peças de manutenção, rádios transmissores e pertences dos funcionários, como celulares. Estima-se que os criminosos levaram, ao todo, cerca de R$ 150 mil em equipamentos. O caso foi registrado na 30ª DP (Marechal Hermes).

A concessionária afirma que os furtos e roubos de cabos representam um grande problema por impactarem a circulação dos trens. Em 2016, já foram 22 casos que totalizam 930 metros de fios furtados dos sistemas de sinalização, da rede aérea e de iluminação de plataformas. Só em fevereiro, a concessionária já registrou três ocorrências desta natureza. Entre 9h e 17h de ontem, foram identificados outros dois furtos, que totalizaram a perda de 90 metros de cabos próximos às estações de Honório Gurgel e Triagem, ambas do ramal Belford Roxo.

No ano passado, a SuperVia registrou 268 casos e mais de 13 quilômetros de fios furtados.  

Assalto a posto de patrulhamento

Já na manhã desta quarta-feira (3), por volta das 6h, um agente de controle da SuperVia conseguiu deter um homem que, usando uma faca, tentou assaltar o posto de patrulhamento da concessionária, localizado próximo à via férrea, entre a estação Central do Brasil e a oficina de São Diogo, no Santo Cristo. O funcionário solicitou apoio e o homem foi conduzido para a 5ª DP.

A empresa esclarece que, de acordo com o contrato de concessão, a segurança pública dentro do sistema ferroviário é de responsabilidade do Governo do Estado, que atua nas estações e trens por meio do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer). A Secretaria Estadual de Segurança Pública tem auxiliado no reforço das rondas ao longo do sistema. Além disso, a SuperVia contrata reforço policial através do Programa Estadual de Integração de Segurança (PROEIS).