ASSINE
search button

Alunos ocupam prédio da Uerj

Uma semana após a paralisação das atividades, estudantes reivindicam pagamento das bolsas

Compartilhar

Na noite da última segunda-feira (30), os estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) ocuparam o campus da universidade, no Maracanã, na Zona Norte do Rio. A manifestação dos alunos acontece uma semana após a paralisação das atividades por insalubridade.

Por volta das 9h desta terça-feira (1°), data em que estava prevista o retorno das atividades, os estudantes formaram um cordão de isolamento impedindo a entrada dos alunos e professores que chegavam ao campus, explicando as reivindicações do movimento. Por volta das 9h50, uma professora que tentou entrar a força acabou sendo impedida pelos alunos e teve início um pequeno bate-boca.

De acordo com os alunos, a bolsa para os estudantes está atrasada há mais de um mês. O valor de R$400 reais para quem é cotista, não recebe reajuste há seis anos. Esse valor tem como finalidade cobrir os custos com passagens, alimentação e xerox de estudantes que não têm condições financeiras.

>> Reitoria suspende atividades da Uerj por uma semana

Também estão sem receber pagamentos os funcionários das empresas terceirizadas que prestam serviços de limpeza e segurança no campus da universidade.

No site oficial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o reitor, Ricardo Vieiralves, assinou uma nota na qual diz classifica a manifestação dos estudantes como “legítima e motivada”.