ASSINE
search button

Detro conclui audiências públicas sobre licitação do sistema de ônibus intermunicipal

Última reunião aconteceu no Rio 

Compartilhar

Finalizando as 12 audiências públicas para debater a licitação do sistema de ônibus intermunicipal, foi promovida na manhã desta segunda-feira (30), pela Secretaria de Estado de Transportes, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), a última reunião, que ocorreu no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro do Rio de Janeiro. 

A 12ª audiência pública reuniu 60 pessoas, entre representantes da sociedade civil, usuários do transporte, administradores públicos, entidades patronais e laborais. Durante o evento, foram levantadas 30 questões, sendo as principais referentes ao bilhete único; recusa de passe especial para portadores de deficiência, dúvidas sobre implantação de corredores de BRT intermunicipal; criação de Comissão Estadual de Transportes e bases para revisão tarifária.

Desde 27 de outubro, o Detro realizou 12 audiências públicas para ouvir as demandas da população em relação ao sistema de ônibus intermunicipal. Além do evento de hoje na capital, receberam audiências públicas os municípios de São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Itaperuna, Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Macaé, Cabo Frio, Três Rios, Teresópolis e Angra dos Reis. A equipe do Detro percorreu cerca de 3,2 km para realizar as reuniões em todas as regiões do estado. Ao todo, participaram 1.129 usuários do sistema de ônibus e 663 perguntas foram enviadas, sendo 357 de forma presencial e 306 pelo site do Detro.

A audiência pública da cidade do Rio de Janeiro encerra a primeira etapa do processo de licitação que contratará operadores para atuarem no sistema de transporte coletivo público por ônibus no Estado do Rio de Janeiro. As questões recebidas serão analisadas pela comissão elaboradora do edital, para aprimorar o projeto.