ASSINE
search button

Projeto leva orientação profissional e assistência a comunidade

Atendimento médico, emissão de documentos e oficina de informática estão entre as atividades

Compartilhar

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), em parceria com diversas instituições, promove neste sábado (28/11), uma ação social no Colégio Estadual Tomás Antônio Gonzaga, localizado no bairro do Catumbi. A ação levará serviços médicos, orientação jurídica e profissional, além de atividades educativas e recreativas a alunos, pais e professores. O projeto intitulado Corrente do Bem é voltado aos alunos do ensino médio e do último ano do ensino fundamental do colégio, além de seus familiares. As atividades serão oferecidas das 9h às 15h nas salas da unidade de ensino. São esperadas mais de mil pessoas na ação.

O projeto partiu de iniciativa da diretoria do colégio, que pediu apoio do MPT e de outras instituições para colocar em prática a iniciativa. A procuradora do Trabalho Sueli Bessa, representante no Rio de Janeiro da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Coordinfância), vai participar da ação orientando a comunidade escolar sobre os riscos do trabalho precoce e a importância da aprendizagem na formação dos jovens.

De acordo com a legislação brasileira, todas as empresas de médio e grande porte - que tenham pelo menos sete empregados atuando em funções que demandem qualificação profissional - são obrigadas a contratar, como aprendizes, jovens entre 14 e 24 anos. "O objetivo é promover um dia de ações sociais aos alunos da escola e seus familiares, na área de aprendizagem, e buscando parceria com instituições que possam oferecer diferentes serviços a esses alunos", explica a procuradora. Para o diretor do colégio, Fábio da Costa, o evento atenderá necessidades básicas das comunidades locais e tem como ênfase valores como ética e cidadania, solidariedade e paz.

Programação 

Haverá orientações profissionais sobre direitos trabalhistas, currículo, estágio e emissão de carteira de trabalho. Na área de saúde, os participantes terão acesso a serviços como aferição de pressão, teste de glicose, cuidados com a saúde bucal, orientações nutricionais e psicológicas e pediatria. Maquiagem, cabeleireiro, cuidados com a pele e manicure também estarão disponíveis. Além disso, haverá mostras culturais, seminários, vídeos, palestras jurídicas, recreação infantil, esportes e jogos.

As atividades e serviços do projeto serão oferecidos em parceria com diversas entidades. Além do MPT-RJ, participam o Judiciário Trabalhista, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), a Defensoria Pública do Estado, o Ministério Público Estadual, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Instituto Brasileiro Pró-Educação (ISBET), o Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE), a Secretaria Municipal de Habitação e Cidadania, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a Guarda Municipal, entre outros.

Serviço

Projeto Corrente do Bem

Data: sábado, 28 de novembro

Horário: 9h às 15h

Local: Colégio Estadual Tomás Antônio Gonzaga - Rua Itapiru, 453, bairro do Catumbi, Rio de Janeiro