ASSINE
search button

Proerd forma quase 1.200 alunos do primeiro e segundo distrito de Caxias

Compartilhar

Quase 1.200 alunos de 17 escolas do ensino fundamental de Duque de Caxias participaram neste sábado (28/11), na Vila Olímpica, no bairro 25 de Agosto, de uma grande festividade que teve como ponto alto a formatura e a entrega dos certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). A iniciativa da Polícia Militar, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem o objetivo através de atividades educacionais em sala de aula com policiais militares, prevenir o uso de drogas, o abuso de álcool e outras substâncias ilícitas, e dos atos de violência entre os estudantes. O programa conta com o auxílio de material didático especializado, que permite às escolas complementarem, em sala de aula, o trabalho pedagógico iniciado no curso que tem duração de 17 semanas.

"É muito importante destacarmos esta parceria entre o poder público, a Polícia Militar, os alunos e os pais na realização do Proerd. O futuro da nossa cidade e do país está nestes alunos e na educação. O Brasil vive hoje um momento muito difícil, mas eles podem mudar a realidade do país. Não podemos perdê-los para as drogas, é triste quando vemos isso. Só conseguiremos isso através da educação e de uma boa formação" disse o vice-prefeito Laury Villar, que representou o prefeito Alexandre Cardoso, e fez uma saudação especial para todas as escolas participantes, ressaltando ainda o trabalho de atuação no município do 15º BPM e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueirinha. Laury Villar ainda entregou certificados aos diretores das escolas municipais e aos policiais militares instrutores. 

Todos os 1.174 alunos que participaram do evento fazem parte das unidades de ensino do primeiro e do segundo distritos. Além dos certificados, um grupo de estudantes representando os demais, recebeu das mãos dos policiais militares e instrutores, medalhas de conclusão de curso.

"Temos que agradecer a Polícia Militar pelo trabalho feito junto aos alunos através do Proerd para que eles possam utilizar e replicar este conhecimento. Além disso, elogiar os policiais militares pelo carinho e o respeito com que trataram nossos alunos no dia a dia. O futuro e o presente de nossa cidade passa pelos alunos. Que esta formação represente uma efetiva transformação em busca de uma sociedade mais amiga e fraterna" destacou o secretário municipal de Educação, Marcos Villaça.

No encerramento da festividade e da formatura não faltou para a alegria das crianças o mascote do Proerd - o cachorro Léo -, além de três grandes bolos que foram fatiados no fim do programa, que também comemorou o aniversário do 15º BPM de Duque de Caxias.

"Só temos elogios pela excelente relação e a parceria que temos com a cidade e a prefeitura de Duque de Caxias", afirmou o comandante do 15º BPM, João Busnello.

Marcaram presença ainda na formatura, o secretário municipal de Defesa Civil e Políticas de Segurança, Marcello Silva Costa; os subsecretários municipais de Educação, Moisés Silva, Daniela Pereira e Róbson Carvalho; vereadores; diretores e professores das escolas municipais participantes; pais e responsáveis; além de oficiais e policiais militares.

Escolas municipais formadas no Proerd na Vila Olímpica (28/11): Motta Sobrinho; Joaquim da Silva Peçanha; Laurentina Duarte; Castro Alves; Professor Oneres Nunes de Oliveira; Darcy Vargas; Barão do Rio Branco; Rui Barbosa; Cora Coralina; Maria José de Oliveira; Bairro Califórnia; Professora Sônia Regina Scudese; Nossa Senhora do Pilar; Professor Vilmar Bastos Furtado; Minas Gerais; Professor Paulo Freire; e Professora Elizabeth Lopes Cabral.