ASSINE
search button

Marcha Global pelo Clima exige metas mais ambiciosas para COP 21

No Rio, cerca de 3 mil pessoas caminharam de Ipanema a Copacabana

Compartilhar

Milhões de manifestantes em mais de uma centena de países participaram da Marcha Global pelo Clima, destinada a pressionar a Conferência do Clima em Paris (COP 21) por metas mais ambiciosas de redução de emissões de gases do efeito estufa. No Rio de Janeiro, cerca de 3 mil manifestantes caminharam nesta manhã e início de tarde pela orla de Ipanema e Copacabana.

Os manifestantes defenderam medidas efetivas para impedir que o aumento da temperatura média do planeta ultrapasse os dois graus no século 21. Um aumento de dois graus já traria problemas muito maiores que os atuais. A inércia pode levar a um aumento de 4 graus com consequências catastróficas ainda no período de vida de nossos filhos e netos, segundo os cientistas do IPCC.

"O Rio de Janeiro realizou uma manifestação com participação bastante significativa, que expressou o sentimento da população em relação à questão climática. Sabemos que a maioria dos brasileiros considera o aquecimento global um dos principais problemas dos nossos tempos," afirmou Alfredo Sirkis durante a Marcha Global pelo Clima.

"Precisamos fazer a transição para uma economia de baixo carbono. Todos os países têm que fazer o seu papel e vamos pressionar neste sentido em Paris," ressalta Sirkis, diretor-executivo do Centro Brasil pelo Clima (CBC), think tank dedicado a mobilizar governo, ONGs e setor privado para o combate ao aquecimento global. Sirkis embarca hoje para Paris para participar da COP 21.

Os manifestantes na orla do Rio também protestaram contra a negligência dos responsáveis pela tragédia em Mariana, maior acidente ambiental da história do Brasil. Um grupo cobriu o corpo com lama e fez uma performance à frente da manifestação.