ASSINE
search button

Rio inicia quarta etapa da racionalização das linhas de ônibus na Zona Sul

Compartilhar

A quarta etapa de racionalização das linhas de ônibus teve início neste sábado (28), na Zona Sul, com a entrada em operação da Troncal 6 (Jardim de Alah—Rodoviária-via Túnel Santa Bárbara) em substituição a cinco linhas — 136 (Rodoviária-Copacabana), 154 (Central-Ipanema), 126 (Rodoviária-Copacabana), 128 (Rodoviária-Leblon) e 155 (Central-Ipanema).

Entrou também em funcionamento a Integrada 6 (Cidade de Deus-General Osório-via Itanhangá), que substitui a linha 354 (Cidade de Deus-Praça 15). Já a linha 434 (Grajaú-Leblon) passará a ser circular e terá seu trajeto encurtado na Rua Real Grandeza, em Botafogo. As mudanças integram a primeira fase de planejamento da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). Por determinação da SMTR, o trabalho de comunicação direta aos usuários por meio de panfletos, placas e cartazes está sob responsabilidade do Rio Ônibus. Agentes de informação estão distribuídos em locais de grande movimentação, como o Terminal Padre Henrique Otte (Rodoviária); Terminal Procópio Ferreira (Central do Brasil); Rua Santa Luzia; Jardim de Alah; Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon (em frente ao colégio Santo Agostinho e o Rio Design Leblon); nos pontos finais da 434, no Grajaú e no Leblon (Praça Nossa Senhora Auxiliadora). O trabalho será reforçado também na Praça General Osório, em Ipanema; na Rua Figueiredo Magalhães, em Copacabana; em diferentes pontos da Praia da Botafogo; e na Rua Riachuelo, na Lapa.

Fiscais da SMTR estão monitorando o trabalho de comunicação aos usuários e podem até determinar ajustes na operação de acordo com a demanda dos passageiros. A secretaria faz um apelo para que a população denuncie qualquer dificuldade sobre o acesso às informações do novo sistema através do telefone 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura do Rio). Todas as denúncias são checadas e usadas para direcionar ações de fiscalização. 

Nas três primeiras etapas da primeira fase, que aconteceram nos dias 03/10 , 24/10 e 20/11, foram criadas oito novas linhas (mais um serviço parcial), 12 linhas tiveram seus trajetos alterados e outras 23 foram extintas. Estudos preliminares mostram que já houve redução de cerca de 10% de ônibus circulando pelos corredores BRS de Copacabana, e 20%, nos do Centro da cidade. A implementação total do projeto deve ser finalizada em março de 2016, reduzindo 35% da frota que circula na Zona Sul da cidade, pondo fim à sobreposição de linhas na região, tornando o sistema de ônibus mais eficiente e melhorando o trânsito.

Informações aos usuários Em busca do melhor itinerário para seus deslocamentos, os usuários podem consultar o aplicativo e o site Vá de Ônibus, do Rio Ônibus. Basta informar a origem do deslocamento no campo "Onde Você Está" e o destino, no campo "Aonde Você Quer Ir". 

O aplicativo ordena as opções de acordo com critérios como menor distância percorrida pelas linhas; menor distância percorrida a pé; e menor número de transbordos (baldeações) a serem realizados durante o percurso.

Além de determinar ao Rio Ônibus que intensifique nos próximos dias o trabalho de comunicação direta aos usuários, a SMTR adotou uma série de medidas para disponibilizar as informações sobre as mudanças e assim garantir o maior alcance das informações aos usuários. 

Os canais oficiais de comunicação da Prefeitura, como Diário Oficial e as mídias eletrônicas, entre sites e redes sociais, estão permanentemente atualizados a cada nova etapa. Reuniões com moradores e representantes das subprefeituras contam com a participação de técnicos da SMTR.

*Com Agência Rio