ASSINE
search button

Homens com mais de 60 anos são maioria na "Semana D" do Novembro Azul, em São João de Meriti

Compartilhar

Com a maior parte do público formado por homens com mais de 60 anos, a "Semana D" do Novembro Azul, promovida pela Prefeitura de São João de Meriti, na Praça José de Amorim, alcançou número positivo de atendimento: 314. Na sexta-feira (27), no último dia, a equipe organizou um café da manhã para confraternizar e também contemplar os homens que estavam no local para realizar o exame.

A coordenadora do evento na cidade, Lindaura Melo, afirma que o número total de exames realizado foi bom, mas já tem planos para a procura aumentar na campanha do próximo ano. 

"Em 2016, vamos realizar a ação em seis dias, para aproveitarmos o sábado e atendermos mais homens que não podem vir por conta do horário de trabalho. E também quero, realmente, fazer a ação dentro da praça e, possivelmente, com a unidade móvel maior. Isso chama mais a atenção e vai garantir atendimento a um número muito maior de homens do município. Vamos conseguir atender mais de 100 homens por dia no próximo ano'', disse Lindaura Melo, que se inspirou no Outubro Rosa (combate ao câncer de mama) para promover o evento voltado para o público masculino com objetivo de prevenir o câncer de próstata.

Para a coordenadora do Novembro Azul em São João de Meriti, o ponto positivo de o atendimento ter sido realizado na porta da Subsecretaria da Melhor Idade foi a proximidade com o público que frequenta o local.

"Aqui (na Subsecretaria da Melhor Idade) não tivemos muita visibilidade e isso dificulta que a campanha consiga atrair mais homens. Quem passa de ônibus não consegue ver essa ação. Mas, o câncer na próstata tem maior incidência em homens com mais de 60 anos. É claro que pode acontecer com idades inferiores. Por isso, que é importante fazer o exame. No entanto, é mais comum em homens  idosos", encerrou Lindaura Melo.

Apesar da idade, Pedro Lourenço da Silva, de 89 anos, morador do Jardim Meriti, realizou a coleta de Antígeno Prostático Específico (PSA) pela primeira vez. Acompanhado por sua filha, Ivonete Gomes da Silva, o idoso demonstrou enorme disposição na hora do exame de sangue. 

"Achei muito interessante a Prefeitura de São João de Meriti organizar esse evento para os homens realizarem esse importante exame. O meu pai fez pela primeira vez. Ele não  ficou com medo de tirar sangue e gostou de ser atendido por tantas mulheres simpáticas", disse Ivonete Gomes da Silva.

O exame de coleta do PSA foi dividido em três etapas. Primeiro, ao chegar à Subsecretaria da Melhor Idade, os pacientes passavam por uma triagem. As responsáveis por essa fase realizavam algumas perguntas essenciais para o atendimento e encaminhavam os homens para a retirada de sangue. Após dez dias, os laudos estarão liberados no Hospital Doutor Aníbal Viriato de Azevedo, em Vilar dos Teles. Caso o exame indique alguma anormalidade, será realizado o contato com os pacientes para que sejam submetidos aos exames de toque e imagem.