ASSINE
search button

Complexo da Mangueirinha é campeão da I Copa UPP

Compartilhar

Uma final digna de Copa do Mundo, com direito a pênaltis e muita festa. O time do Complexo da Mangueirinha, de Duque de Caxias, foi o campeão da I Copa UPP. Neste sábado (28/11), a equipe da Baixada Fluminense derrotou por 4 a 2, nas penalidades máximas, a Vila Kennedy e subiu no lugar mais alto do pódio. 

Na disputa pelo terceiro lugar, o Caju venceu o time da Coroa/Fallet e Fogueteiro por 3 a 1. 

Com o objetivo de promover a integração social, a I Copa UPP envolveu, no mesmo time, moradores das comunidades do Rio de Janeiro e policiais militares das respectivas unidades de polícia pacificadora. O torneio inédito foi proposto pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) e contou com a participação de 35 equipes.

A partida final, disputada no campo do Flamengo, na sede da Gávea, foi de tirar o fôlego. No primeiro tempo, o time da Vila Kennedy abriu o placar ao marcar duas vezes. Rodrigo Castro foi o autor dos dois gols da equipe da Zona Oeste. O Complexo da Mangueirinha voltou para a segunda etapa determinado a seguir com a boa campanha na competição. Arrancou o empate e o jogo seguiu para os pênaltis. Sem perder um jogo, o time da Baixada se sagrou o campeão.

Soldado Santoro, capitão da Mangueirinha, destacou qual foi a fórmula para o título. "Foi resultado de muito trabalho. Nossa comunidade é conhecida por ter bons jogadores. Por isso, fizemos uma peneira e escolhermos os melhores. Toda terça e quinta, o time se reunia para treinar na vila olímpica. Começamos bem a competição e mantivemos o nível até a final. Foi muito bom disputar a Copa UPP, pois mostrou que a comunidade pode viver em paz", afirmou o PM.

Com dois gols de Orlando Silva, o Caju ficou na terceira colocação ao derrotar o time da Coroa/Fallet e Fogueteiro por 3 a 1. Daniel de Jesus completou o placar para o Caju, enquanto Marcos Pereira descontou.

Além de estimular a integração entre comunidades e Polícia Militar, a I Copa UPP incentiva a educação. Todos os integrantes das três equipes mais bem colocadas ganharam bolsas de estudos da Universidade Estácio de Sá. Outras seis bolsas também foram sorteadas para os jogadores dos demais times, além de prêmios como tablets e outros eletrônicos.