ASSINE
search button

Rio promove Dia de Redução de Riscos de Desastres em escolas

Compartilhar

A Secretaria de Defesa Civil do Rio promoveu nesta sexta-feira (27) mais uma edição do Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres. Este ano, a programação abrange escolas de todo o estado, incluindo unidades das redes municipais, estaduais e particulares. A iniciativa consiste na realização de exercícios simulados de desocupação dentro dos centros educacionais.

Esta é a quarta vez em que a data é comemorada no Rio. Embora não seja lembrada no próprio dia [29 de novembro], por ser um domingo, a data mobilizou uma camada essencial da população no trabalho pelo desenvolvimento da cultura de prevenção. O evento reuniu mais de 72 mil pessoas entre diretores, funcionários e alunos em mais de 200 escolas. Foram 694 militares envolvidos e 188 viaturas em todo o estado. Após o exercício, os bombeiros fizeram palestras, abordando temas como afogamento, gás liquefeito de petróleo (GLP) e acidentes rodoviários.

O tenente do Corpo de Bombeiros Tiago Nicolini destacou a importância do programa para os alunos saberem como agir em casos de emergência. ”É importantíssimo! Não só para eles [alunos], como para os funcionários, afinal eles precisam ter o conhecimento de que a edificação tem uma rota de fuga, contendo escadas de emergência, além de um ponto de encontro que nada mais é que um local onde todos devem se reunir e não dispersar para a rua, ou qualquer outro lugar, ocasionando outro acidente além daquele que já estaria em curso, como um incêndio, um desabamento, tremor, etc”.

Nicolini explicou que o motivo de as vítimas de um acidente terem que sair de forma ordeira é que os bombeiros que estiverem prestando socorro possam ter o controle de quantas pessoas estão envolvidas no acidente e quantas podem ter ficado para trás. “Isso facilita demais o nosso trabalho de atender melhor às vítimas. Mas é importante ressaltar que antes de remediar, podemos prevenir. E a prevenção fica a cargo de cada um de nós como cidadão”, completou.

O diretor-geral do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, Francisco Junior, uma das escolas a receber os testes de segurança, elogiou o trabalho dos bombeiros com os alunos e disse que todo o corpo docente e discente da escola pode se sentir seguro e confortável para o caso de algum imprevisto.

“Nós nunca passamos por nenhum acontecimento que necessitasse evacuação ou algo do tipo, mas é muito importante que todos estejamos preparados. Nossos alunos e funcionários realizaram um exercício de escape por conta disso, e agora eles se tornarão multiplicadores dentro da escola, passando o conhecimento que adquiriram para o turno da tarde e da noite”.