ASSINE
search button

Jovens do Complexo da Maré ganham capacitação profissional

Compartilhar

A Knauf do Brasil, multinacional alemã referência mundial em sistemas de construção a seco (drywall) - e a IRESO - organização filantrópica, com sede na Alemanha, voltada para a educação e formação de adolescentes carentes no Rio de Janeiro - estão à frente do projeto social para capacitar jovens do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

Funcionando desde agosto de 2013, o projeto já recebeu mais de 60 alunos, com idades entre 17 e 25 anos, e formará outros 30 até dezembro deste ano no curso profissionalizante de instalador de drywall. Ministrado no Centro de Treinamento de Drywall montado no próprio Complexo da Maré, o curso tem o objetivo de oferecer, não só a capacitação profissional, mas também dar apoio psicossocial aos jovens participantes. A formação é gratuita e os alunos recebem uma bolsa auxílio.

Além da Knauf e da IRESO, o projeto conta também com as parcerias da Redes de Desenvolvimento da Maré, uma instituição da sociedade civil, e do Senai. Nos primeiros quatro meses do curso, os jovens recebem a instrução teórica e prática no Centro de Treinamento montado no Complexo. Nos três meses seguintes, eles fazem um estágio na área. Ao final do curso, se aprovados, os estudantes recebem o Certificado do Senai e estão prontos para o mercado de trabalho.

"Este projeto de formação oferece aos jovens do Complexo da Maré a oportunidade de aprenderem uma profissão e terem um futuro melhor. O curso forma trabalhadores qualificados, que são procurados pelo mercado de drywall", diz Norbert Lehmann, diretor da IRESO.

Para João Alvarenga, Coordedaor Técnicol da Knauf do Brasil, o projeto cria uma ponte entre o mercado de trabalho e os jovens. "O aumento do uso do drywall no Brasil tem exigido uma mão de obra cada vez mais especializada e nem sempre o profissional tem preparo suficiente para trabalhar com o material. Ouço muitas reclamações de nossos clientes sobre a falta de mão de obra qualificada no mercado", afirma Alvarenga.