ASSINE
search button

Campanha pela Semana Nacional do Doador de Sangue bate meta

Compartilhar

A coleta móvel do Hemorio, pela campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue, superou as expectativas e mobilizou 1.493 pessoas, na Cinelândia, entre os dias 25 e 27/11. Além disso, na sede do Hemorio, desde o dia 23/11, 1656 voluntários compareceram e mais de 300 ainda são esperados neste sábado (28/11), quando acontece o encerramento da ação. No total, já foram coletadas 2.246 bolsas de sangue durante a campanha. No entanto, as doações de sangue são esperadas durante todo o ano nos hemocentros.

"Com as bolsas de sangue coletadas poderão ser salvas cerca de 8.984 vidas. Este resultado é mais do que um número positivo, é a confirmação de que a solidariedade e o compromisso com o outro está sendo praticado por várias pessoas. A doação de sangue é gratuita, voluntária, mas é um dos atos de cidadania mais nobres e valiosos", afirma o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

A mobilização também teve destaque nas redes sociais. A hashtag #VemDoar foi mencionada ao menos 2.300 vezes no Twiter desde o início da campanha. Já no Instagram foram 1.700 fotos publicadas utilizando a tag. Além disso, os doadores puderam publicar no aplicativo Hemopics suas fotos de adesão à campanha, com um filtro indicando o nível do estoque de sangue do Hemorio.

"Tornar a doação de sangue um hábito é essencial para que cada vez mais vidas sejam salvas. Agradecemos a todos os voluntários que compareceram, aos parceiros que contribuíram para a realização da campanha, em nome de todos os pacientes que receberão as transfusões de sangue", declarou o secretário de estado de saúde, Felipe Peixoto.

A campanha promovida na Semana Nacional do Doador aumenta os estoques do Hemorio em um período importante: o fim do ano, quando observa-se uma redução do número de doadores próximo as festividades, justo no período em que há uma demanda maior de reposição sanguínea.

Seja por demanda espontânea ou para a reposição direcionada a algum paciente, o fator mais importante é o desejo de salvar vidas. Durante todo o ano, o Hemorio conta com a presença de muitos doadores de sangue, o que é essencial para o abastecimento de sangue e derivados de cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).