ASSINE
search button

Bibliotecas da Rocinha e Manguinhos podem fechar por falta de verbas

Compartilhar

As Bibliotecas Parque da Rocinha e Manguinhos e a Biblioteca Pública de Niterói serão fechadas pelo governo estadual. É o que foi denunciado pelo movimento Abre Biblioteca Rio. Segundo as informações do movimento, os funcionários já receberam aviso prévio, informando que o governo não tem verba para mantê-las funcionando.

O movimento Abre Biblioteca Rio realizará uma reunião e um ato contra o fechamento das bibliotecas no próximo dia 28. No evento consta o texto: “As Bibliotecas Parque do Rio de Janeiro correm o risco de fecharem as portas por falta de verba. Dos R$ 20 milhões que deveriam ter sido repassados pelo estado este ano, só R$ 11 milhões foram destinados às bibliotecas. Além disso, os 150 funcionários das unidades, contratados através do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), já vão entrar em aviso prévio”.

Agora, duas favelas vão ficar sem um equipamento cultural conquistado pela luta e reivindicação de lideranças que buscavam um local para promoção da cultura local. São espaços usados para pesquisas escolares, grupos de dança e teatro, leitura, acesso à informática, qualificação profissional, poesia e apresentações culturais. Onde os jovens vão ler, estudar, pesquisar e se apresentar? Na UPP?

Depois, falam que é marginal quem quer, mas infelizmente são poucas as oportunidades de acesso à cultura e lazer nas comunidades, e as poucas que temos estão sendo fechadas por “falta de verbas”. Vai entender...

Esperamos que a secretária estadual de Cultura, Eva Doris, possa reverter essa situação junto ao governador Pezão.