ASSINE
search button

Após caso de injúria racial, 'Garota da Tijuca' demite gerente

Funcionário ofereceu bananas para entregadores em "homenagem ao dia da Consciência Negra"

Compartilhar

Na última sexta-feira (20), data em que se comemora o dia da Consciência Negra, um caso de injúria racial chamou a atenção na cidade do Rio de Janeiro. Enquanto faziam entrega de mercadorias no tradicional restaurante ‘Garota da Tijuca’, na Zona Norte, os entregadores foram recebidos pelo gerente do estabelecimento, Acendino Correia Leal, com bananas. O motorista do caminhão, Leonardo Valentin, registrou as imagens e o gerente foi preso em flagrante por injúria racial. Após pagar R$ 800 de fiança ele foi liberado.

De acordo com o depoimento de Valentim, os entregadores foram abordados pelo gerente que lhes ofereceu a fruta, segundo ele, como uma homenagem ao feriado da Consciência Negra. O delegado que atendeu o caso disse que o gerente do restaurante alegou estar fazendo uma brincadeira.

O restaurante ‘Garota de Tijuca’ anunciou através de nota emitida na tarde desta terça-feira (24) a demissão de Acendino. Para Leonardo Valentim, a demissão do gerente é justa, porém, o restaurante também deve ser responsabilizado, e os entregadores que foram injuriados temem que a demissão seja uma manobra visando livrar a empresa da responsabilidade.

Na nota, o restaurante alega que a opinião do funcionário é independente da opinião da empresa, e que esse tipo de situação é inadmissível. O ‘Garota da Tijuca’ encerra o texto pedindo desculpas aos servidores ofendidos.

Veja a íntegra da nota do restaurante:

A direção do Restaurante Garota da Tijuca, perante a atitude independente e comprovada de um funcionário comunica que o mesmo foi demitido da empresa.

Reiteramos que situações como essas são inadmissíveis !

Repudiamos também as atitudes ofensivas contra o estabelecimento e seus funcionários que, de maneira alguma, compactuam com qualquer tipo de comportamento discriminatório.

Pedimos desculpas a nossos clientes e fornecedores por esse fato isolado, certos de que isso não se repetirá.

A DIREÇÃO