ASSINE
search button

Defesa Civil realiza projeto Agente Juvenil nas escolas municipais de São João de Meriti

Compartilhar

A Subsecretaria Municipal de Defesa Civil da Prefeitura de São João de Meriti está realizando o projeto Agente Juvenil de Defesa Civil nas escolas municipais da cidade. A ação, que faz parte do Programa Permanente de Redução de Risco de Desastres (RRD) da pasta, tem como objetivo dar orientações aos alunos para que eles saibam como agir em situações de emergência.

Na última semana, a Escola Municipal José Marques Castanheira, na Vila São João, foi contemplada com o projeto. Estudantes com idades entre 11 e 13 anos foram motivados a cuidar do meio ambiente e aprenderam a identificar possíveis riscos ambientais em suas comunidades. Também foi explicado um pouco do sistema de funcionamento da Defesa Civil como prevenção e combate a incêndio, controle de pânico, primeiros socorros, qualidade de vida e o papel da comunidade voluntária.

"Os alunos ficam bastante interessados nas aulas. É surpreendente como eles entendem bem a importância do assunto. Tentamos nos aproximar ao máximo da realidade deles. Eles têm muita curiosidade, perguntam sobre como proceder em relação aos familiares que moram em áreas de risco e levam a sério as atividades práticas", conta o agente da Defesa Civil Ricardo Tostes Dias, que ao lado da colega Andrea Cunha, ministra as aulas nas escolas.

Na sexta-feira (23), os alunos tiveram uma aula prática de combate e prevenção de incêndio no pátio da escola. Além disso, os agentes da Defesa Civil abordaram temas de grande importância para a formação e o desenvolvimento dos jovens, como drogas e seus malefícios, prevenção da Dengue e os direitos e deveres de cidadania.

"Nossa intenção em trabalhar com a conscientização do público jovem é criar uma rede de risco e desastres permanente e solidificada no município. Em São João de Meriti, todos os jovens que chegam ao 9° ano têm conhecimentos na área de Defesa Civil, conforme exige a nova legislação brasileira", acrescenta o subsecretário de Defesa Civil, Coronel Alexandre Silveira.

Alocada na Secretaria Municipal de Obras, Habitação, Ambiente e Defesa Civil, a Subsecretaria de Defesa Civil tem outros projetos relevantes para a população como o NUPDEC Mulher - núcleo de proteção e defesa civil para mulher, destinado a mulheres a partir dos 18 anos; o Agente Mirim de Defesa Civil, com crianças com idades entre 2 e 10 anos, por meio de atividades variadas como teatro, brincadeiras e simulados com viés ambiental e preventivo; o CPC - Curso de Proteção Comunitária, realizado dentro das comunidades, com homens e mulheres de 18 a 60 anos; e o projeto Sênior, junto aos idosos, em parceria com a Superintendência da Melhor Idade.