ASSINE
search button

Quatro pessoas são detidas por descumprimento de interdição do Inea

Compartilhar

Quatro pessoas foram detidas nesta sexta-feira (09/10) por descumprimento de interdição do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. A operação da Coordenadoria de Fiscalização (Cogefis)do Inea, que contou com o apoio do Comando de Polícia Ambiental (Cpam), teve como alvo a Alvorada Empresa Padrão de Terraplanagem, que continuava realizando extração de saibro e recepção de resíduos de construção civil mesmo depois de ter sido interditada em 14 de setembro.

Os fiscais constataram que os responsáveis pela empresa derrubaram um muro e usaram maçarico na lateral de um dos portões para que o lacre do Inea não fosse violado. Além da nova interdição, o Inea apreendeu 11 equipamentos utilizados na operação da empresa, como escavadeira e pás mecânicas, além de um caminhão. A empresa recebeu autuações pelo descumprimento da interdição e pela deposição irregular de resíduos de construção civil no terreno, situado às margens da Avenida Brasil.

Na primeira fiscalização, em setembro, o Inea constatou que a extração de saibro era realizada sem licenciamento ambiental ou autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Os responsáveis apresentaram uma licença municipal para a disposição de resíduos, mas a licença não foi considerada válida pela Cogefis. Diante das irregularidades, a empresa acabou sendo interditada e lacrada.

 Os quatro detidos foram encaminhados para a polícia e deverão responder a processo criminal, além de receberem multa do Inea.