ASSINE
search button

Nova barca de Paquetá faz viagem inaugural

Compartilhar

O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio, participaram nesta sexta-feira, dia 9/10, da viagem inaugural da nova barca Ilha Grande, a terceira das nove embarcações adquiridas pelo Governo do Estado para reforçar a frota do transporte aquaviário.

A viagem inaugural da barca Ilha Grande faz parte das comemorações dos 180 anos do serviço de barcas, celebrados este mês. Além de entregar a nova barca, o governador também participou da abertura da "Mostra 180 anos de Barcas", que conta a história das travessias na Baía de Guanabara e da evolução das embarcações desde o século XIX. 

O visitante poderá conhecer peças históricas, fotografias de época, além de maquetes das embarcações que operaram na travessia na Baía de Guanabara. A exposição comemorativa, organizada em parceria com a concessionária CCR Barcas, ficará em cartaz por 30 dias, no Espaço Cultural da CCR Barcas, na Estação Praça XV.

A nova embarcação Ilha Grande, inaugurada nesta sexta-feira, dia 9, vai operar preferencialmente no serviço Praça XV-Paquetá, tem capacidade para transportar até 500 pessoas, e conta com sistema de ar-condicionado, acessibilidade plena, poltronas acolchoadas, bicicletário e fraldário. A novidade fica por conta do espaço para o transporte de cargas, antiga reivindicação dos moradores d?e Paquetá, que agora poderão transportar, por exemplo, compras, móveis e eletrodomésticos. ?A Ilha Grande substituirá a antiga embarcação, da década de 60, que será retirada de operação.

Outras seis embarcações, cinco com capacidade para 2 mil pessoas e uma para 500 passageiros, serão integradas à frota da CCR Barcas até o fim do primeiro semestre de 2016. A próxima embarcação chinesa a ser entregue será o catamarã Itacoatiara, que já saiu do estaleiro na China e deve chegar ao Rio de Janeiro no final do mês de outubro.