ASSINE
search button

Barros Franco recebe Medalha Pedro Ernesto e Título de Cidadão da Câmara

Compartilhar

O Dr. Carlos Alberto Costa de Barros Franco recebeu na noite desta quinta-feira (8) a a Medalha de Mérito Pedro Ernesto e o Título de Cidadão Benemérito na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Aprovada por unanimidade pelos vereadores, a iniciativa de entrega da medalha partiu do ex-vereador a agora secretário municipal de Administração, Marcelo Queiroz. Já a entrega do Título de Cidadão veio do vereador Ivanir de Mello. A solenidade, realizada no plenário da Câmara, contou com a presença de políticos como o vice-governador do Estado, Francisco Dornelles, do diretor do Departamento de Saúde do TJRJ, Francisco Antônio Barreira, e do vice-presidente da ANM, José Galvão Alves.

Pneumologista, professor da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio, membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM), que já recebeu diversas homenagens ao longo de sua trajetória profissional, Barros Franco comentou sobre a homenagem recebida com o JB: "É uma alegria muito grande, é a maior homenagem que, digamos, o povo do Rio de Janeiro pode prestar para os seus cidadãos, e foi uma homenagem dupla, porque foi a Medalha Pedro Ernesto e o Título de Cidadão, e, na realidade, eventualmente embora a pessoa não se sinta merecedor de tantas homenagens, se sente satisfeito. E, às vezes, tendo a homenagem, você acaba acreditando que pelo menos é parte daquilo que dizem que você é."

O vice-governador Dornelles ressaltou na ocasião que o Rio de Janeiro se engrandece ao receber o Dr. Barros Franco com o Título de Cidadão, e destacou que profissão alguma é tão nobre quando a dos médicos, profissão que exige elevado amor ao próximo, desprendimento e paciência. 

"A Câmara Municipal do Rio de Janeiro, ao entregar o título de cidadão honorário ao Dr. Barros Franco, homenageia a categoria de médicos e a Medicina brasileira e, no caso específico, um médico que é também professor titular da Pontifícia Universidade Católica, membro titular da Academia Nacional de Medicina, mestre em pneumologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia."

A solenidade, que teve apresentações do Coral da Câmara Municipal, contou ainda com a presença e declarações de representantes das principais instituições relacionadas à Medicina no país. O pneumologista Mauro Musa Zamboni, colega de profissão e colega de trabalho de Barros Franco há mais de 40 anos, foi um dos que ressaltaram a importância do homenageado para a formação de tantos profissionais da cidade. "Essa homenagem cora parte do trabalho, que ainda virá muito pela frente."

Durante a solenidade, Barros Franco destacou que se trata de um reconhecimento de sua postura como médico, como professor e como pai de família, e ocorre em uma momento de vida em que os caminhos já estão trilhados, o que permite que o momento possa ser dividido com sua família.