ASSINE
search button

Pm faz ação para cumprir mandados de busca e apreensão e prisões no Rio

Compartilhar

Na manhã desta quarta-feira (7) a Coordenadoria de Inteligência (CI) da Polícia Militar em operação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro iniciou uma operação com o objetivo de cumprir 72 mandados de prisão, sendo que três são contra policiais militares, além de oito de busca e apreensão. Os estados do Paraná e de Santa Catarina também estão passando pela investigação.

A ação faz parte de uma investigação que iniciou há cerca de um ano pelo Gaeco catarinense, contra a Operação Corte de Seguro contra fraudes a seguradoras de veículos. O objetivo da operação é capturar uma quadrilha que atuava aplicando golpes nos seguros de carros. Segundo informações da PM, até as 9h, já tinham sido presas 17 pessoas. A operação conta com a participação de 23 batalhões da Polícia Militar. São 260 policiais de inteligência e 84 carros de corporação.

A investigação mostra que o lado fluminense do golpe é realizado por aliciadores, que contatavam proprietários de veículos segurados no Rio e adquiriam os automóveis. Após a compra, os carros eram encaminhados para Santa Catarina, onde os receptadores recebiam os veículos, retiravam as peças clandestinas e as inseriam no mercado. Depois de confirmada a chegada do veículo no estado sulista, os proprietários, tendo em vista receber o dinheiro do seguro, faziam falsos registros de roubos, gerando boletins de ocorrências fraudados.

O esquema envolveu a prática de crimes como integração de organização criminosa, falsa comunicação de crime, furto, roubo, estelionato, receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

*Por Stefano Miranda