ASSINE
search button

Vazamento de bromo fecha Centro de Ciências da Saúde da UFRJ

Compartilhar

Alunos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ilha do Fundão, zona norte do Rio, ficaram sem aula na segunda-feira (5) devido a um vazamento de bromo ocorrido na última sexta-feira (2). O acidente ocorreu dentro de um dos laboratórios do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ.

O centro ainda não informou as causas do acidente ou data da volta às aulas. Na portaria, a informação era que as aulas estariam normalizadas amanhã, pois o vazamento já foi controlado e não há mais riscos à saúde humana. No estado líquido, o bromo, é perigoso para o tecido humano e seus vapores irritam os olhos e a garganta. Seus compostos são usados na agricultura e na indústria.

O aviso foi feito pela Secretaria de Graduação aos alunos pelo sistema de internet da universidade. O centro oferece cursos como biologia, farmácia, enfermagem, odontologia, nutrição e bioquímica médica, educação física e dança. Ao todo, são dez unidades e 14 órgãos suplementares, com mais de 8 mil alunos nos cursos de graduação e pós-graduação.