ASSINE
search button

Ações sociais abrem campanha Outubro Rosa em Japeri

Compartilhar

O mês de outubro chegou e, com ele, a campanha 'Outubro Rosa' retorna para alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Internacionalmente conhecido, esse período é voltado para atenção à saúde da mulher, por isso a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Saúde (SEMUS), mobilizou suas equipes e promoveu duas ações preventivas, No último sábado (3), na Praça Olavo Bilac, Centro de Engenheiro Pedreira, e na Av. Leny Ferreira, Centro de Japeri. O secretário de Saúde, Léo Peclat, compareceu ao evento acompanhado do secretário executivo de Saúde, Enildo Baldez, entre outras autoridades municipais.

Homens e mulheres compareceram as ações sociais e puderam aferir a pressão arterial, verificar o nível de glicose, marcar consultas ginecológicas, mamografia, exames de sangue, hepatite, HIV e doenças sexualmente transmissíveis em geral, além de receber orientações sobre a saúde bucal, tabagismo, hanseníase e outras informações sobre diversos assuntos de saúde. As equipes da SEMUS estavam presentes, distribuindo panfletos, orientando e mostrando às mulheres a importância de dar atenção especial ao próprio corpo e a sua saúde.

O secretário de Saúde, Léo Peclat, alertou a todos sobre a importância da prevenção e anunciou parcerias. "Em torno de 3% das mulheres acima dos 35 anos apresentam os sintomas do câncer de mama. Por isso, hoje a SEMUS de Japeri articula uma parceria com o hospital de Volta Redonda, que é referência no atendimento a todo tipo de patologia de câncer. O objetivo é implantar no município um centro de diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Com a ação de hoje, esperamos alcançar grande parte dessas mulheres japerienses, que precisam da nossa atenção", disse.

A psicóloga e coordenadora do Programa Saúde da Família, Ruth Valentim, enfatizou que o câncer de mama é uma das doenças que mais matam mulheres no mundo e no Brasil. "Hoje as mulheres têm a consciência do direito aos exames preventivos para detectar o câncer de mama. Todas nós sabemos que podemos cobrar do poder público e fazer valer o nosso direito, solicitando atendimento em qualquer unidade de saúde. Estamos trabalhando para garantir uma boa qualidade de vida. Lembro que estes serviços disponíveis hoje em Japeri, podem ser requeridos a qualquer época do ano em todos os postos de saúde", frisou.

Ações ao longo do mês

Os atendimentos às mulheres acontecem nos postos de saúde até o final do mês. Em Engenheiro Pedreira, as atividades acontecem na Unidade Mista (UMEP), no bairro Mucajá (dia 6), e nas Unidades Básicas de Saúde de São Sebastião (14), Guandu (15), Delamare (21), Vila Central (23), Alecrim e Santa Amélia (28). Em Japeri, as ações serão nas UBS da Chacrinha (20), Centro (21), Lagoa do Sapo (27) e Nova Belém (29).

As ações acontecerão sempre a partir das 9h. Os endereços de todas as unidades de saúde estão no site da Prefeitura:www.japeri.rj.gov.br