ASSINE
search button

Prefeitura inicia obra de clínica da família em Piedade

Unidade terá 8 equipes de saúde da família e beneficiará 24 mil moradores da região

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início neste domingo, dia 4 de outubro, à construção da clínica da família de Piedade, na Zona Norte do Rio. A unidade ficará na Rua Ana Quintão, entre os números 348 e 480, e terá oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal, beneficiando 24 mil moradores da região. A obra ficará a cargo da RioUrbe.

A clínica da família de Piedade terá, além dos consultórios, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca. Na unidade os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.

"As clínicas da Família fazem parte do planejamento estratégico da Prefeitura que pretende chegar a 70% de cobertura de saúde na cidade. O grande diferencial da Clínica da Família é que o paciente é sempre atendido pela mesma equipe de saúde, que gera melhor desempenho ao acompanhar e conhecer as condições de saúde dos pacientes", afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, durante o lançamento da obra.

A Área de Planejamento 3.2 (região do Grande Méier) conta hoje com 33 unidades, sendo 10 clínicas da família, nove centros municipais de saúde, uma policlínica, duas unidades de pronto atendimento, dois hospitais, uma maternidade, cinco centros de atenção psicossocial, um Instituto de psiquiatria, uma unidade de acolhimento e um centro municipal de reabilitação. A cobertura de saúde da família da AP 3.2 é atualmente de 48,2%.

As clínicas da família fazem parte de um projeto pioneiro e inovador que permitiu a revolução histórica no setor de saúde da cidade. O Rio já conta com 77 clínicas da família inauguradas desde 2009. A meta da Prefeitura é inaugurar mais 63 até o fim de 2016, alcançando uma cobertura de 70% da população pela Estratégia de Saúde da Família. Em 2008, o Rio era a capital brasileira com pior cobertura de saúde, com apenas 3,5% dos cariocas atendidos pela estratégia. Atualmente, já são 48,1% de cobertura da população, o que representa mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas.