ASSINE
search button

Escola Estadual de Dança abre inscrições para exame de seleção

Período de registro dos candidatos para vagas no curso vai até 30 de outubro

Compartilhar

Principal referência no ensino de dança clássica no país, com 88 anos de anos de tradição, a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, pertencente ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro – vinculado à Secretaria de Cultura – abre inscrições para os exames de seleção para o ano letivo de 2016. A idade mínima para se inscrever no processo seletivo é de 8 anos. 

O ingresso é feito por meio de teste de aptidão, no qual os professores avaliam se o candidato ou candidata têm os pré-requisitos físicos, técnicos e artísticos para se tornarem bailarinos profissionais. 

O período de registro dos candidatos à vaga na escola profissionalizante gratuita vai até 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os responsáveis pelos aspirantes ao curso deverão comparecer à sede da escola, munidos de duas fotografias 3x4, certidão de nascimento, atestado médico, atestado de escolaridade e fotocópia do comprovante de residência.

Sobre a instituição

Em abril de 2015, a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa completou 88 anos de trabalhos ininterruptos a favor da dança. 

Trata-se da primeira e principal instituição de dança do país. A escola oferece curso profissionalizante com aulas de balé clássico, pas-de-deux, repertório clássico, danças características, dança espanhola, balé moderno, composição e improvisação, história da arte, história da dança, terminologia da dança clássica, educação musical, comportamento e atitude profissional. 

Ao longo de sua existência, o espaço vem sendo responsável pela formação de importantes nomes brasileiros que atuam no balé no Brasil e no exterior. Entre eles estão as primeiras bailarinas do Theatro Municipal Nora Esteves, Aurea Hammerli e Claudia Mota.