ASSINE
search button

Mudança nas linhas de ônibus da Zona Sul começam neste sábado

Esta é a primeira, de três alterações que vão ocorrer nas linhas que passam pela Zona Sul do Rio

Compartilhar

Neste sábado (3), tem início a primeira de uma série de mudanças nas linhas de ônibus que fazem o trajeto sentido Zona Sul do Rio. Na primeira etapa, foram eliminadas, ao todo, 11 linhas que faziam o trajeto que ligava a Barra da Tijuca e o Recreio, na Zona Oeste. A ideia é que, até o final do projeto, serão racionalizadas 70.

A nova organização das linhas de ônibus começa em Copacabana, serão três etapas, a primeira, iniciando neste sábado. A próxima mudança está programada para acontecer no dia 24 de outubro, e a última, em 5 de dezembro.

A mudança não está agradando a todos. Já neste primeiro dia de alterações, houve reclamação dos passageiros, que alegam que agora terão que gastar mais tempo, e mais dinheiro para se deslocar.

Mudanças nas linhas da Zona Sul

Ao todo, o projeto de racionalização dos ônibus da Zona Sul terão influência em 124 linhas: 41 vão ser modificadas; 16 novas serão criadas; 13 mantidas; e 70 linhas serão extintas. O projeto foi apresentado pelos técnicos da secretaria municipal de Transportes baseados no argumento de que 64% das linhas de ônibus que circulam pela Zona Sul tem picos de passageiros em 80% dos trechos. Isso significa que, esses trechos são servidos por mais de uma linha ao mesmo tempo, o que acaba gerando pontos de ônibus lotados e muitos carros circulando vazios.

O secretario  de Transportes, Rafael Picciani diz que com a mudança esses problemas não acontecerão com tanta frequência, e que quando todas as mudanças estiverem consumadas o passageiro vai ver que foi um bom negócio.

“Esses problemas dificilmente acontecerão, são hipóteses que dificilmente vão ocorrer. O temor da população só será superado quando o projeto estiver implementado sem nenhum tipo de prejuízo para o passageiro”, disse o secretario.

Picciani fez questão de comentar também, que as mudanças nada tem haver com os recentes arrastões que ocorreram nas praias da Zona Sul. De acordo com o secretario, o projeto foi anunciado muitos meses atrás e não irá prejudicar o acesso às praias.

Benefícios do Bilhete Único

De acordo com o subsecretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, a previsão é de que cerca de nove mil pessoas façam, diariamente, baldeação nos pontos em frente ao Shopping Rio Sul, para ir ao Centro.

“Este cálculo foi baseado em várias simulações que toda a equipe da secretaria realizou durante o ano passado”, comentou.

Com a necessidade de realizar a baldeação, a expectativa é que a procura pelo Bilhete Único aumente, uma vez que o cartão permite ao usuário, que pague apenas uma tarifa fazendo uma segunda viagem durante o período de duas horas e meia após a primeira.