ASSINE
search button

Faetec oferece mais de 1,4 mil vagas em cursos

Inscrições começam na próxima segunda-feira (5/10)

Compartilhar

Moradores de cerca de 30 comunidades com UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) poderão se inscrever, a partir de segunda-feira (5/10), a mais de 1.440 vagas em cursos profissionalizantes da Faetec. As oportunidades foram criadas por meio de uma parceria com a Secretaria de Trabalho e Renda. As inscrições serão feitas nas unidades da Fundação em que os cursos serão ofertados. 

As oportunidades serão distribuídas nas seguintes comunidades pacificadas: Alemão; Andaraí; Arará/Mandela; Batan; Borel; Caju; Camarista Meier; Chapéu- Mangueira/Babilônia; Cidade de Deus; Jacarezinho; Macacos; Mangueira; Manguinhos; Pavão-Pavãozinho/Cantagalo; Prazeres; Providência; Salgueiro; Santa Marta; São João; Vila Cruzeiro; Vila Kenedy; e Complexo da Mangueirinha. Além dessas regiões, a Faetec ofertará vagas em escolas localizadas em Quintino e Praça da Bandeira. 

As vagas são para os cursos de Artesanato com Material Reciclável, Aproveitamento Integral de Alimentos, Camareira em Meios de Hospedagem, Copeiro, Recepcionista, Costureiro, Auxiliar Administrativo e Almoxarife. A seleção priorizará os candidatos que estejam desempregados e os já cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (SINE). A parceria integra o Plano Nacional de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego e receberá verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O objetivo é a criação de novas oportunidades de emprego e geração de renda em áreas pacificadas. 

– É mais uma iniciativa do Governo do Estado em comunidades pacificadas, integrando ações de investimento social à política de segurança – disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca. 

Para se inscrever, o candidato deve ter, no mínimo, 16 anos, apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência, número do PIS/PASEP e o Ensino Fundamental. A inscrição é gratuita e as vagas serão distribuídas por meio de sorteio. Do quantitativo de vagas, 10% serão voltadas exclusivamente para pessoas com deficiência. 

– Esses cursos foram definidos a partir de demandas das próprias comunidades. Sabemos que promoverão o desenvolvimento dessas regiões e vão auxiliar os moradores no encaminhamento ao mercado de trabalho – afirmou o presidente da Faetec, Wagner Victer.