ASSINE
search button

Eleição dos conselheiros tutelares de Japeri acontece neste fim de semana

Compartilhar

Representante da defesa dos direitos à infância e adolescência no país, o Conselho Tutelar terá as primeiras eleições unificadas neste domingo (4). Em Japeri, o voto facultativo dos eleitores dos novos conselheiros tutelares pode ser efetivado em três locais: E.M. Bernardino de Melo (Est. Santo Antônio, 02 - Centro de Engenheiro Pedreira), na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira – UMEP (Av. Tancredo Neves, s/n – Mucajá) e no Posto de Saúde no Centro de Japeri (Av. Dr. Arruda Negreiros, 48).

Atualmente, o Conselho do Direito da Criança e do Adolescente de Japeri é presidido por Maria Cristina Alves. De acordo com a presidente, 16 pessoas concorrem aos cargos e somente cinco serão eleitos. “Os novos conselheiros terão mandato de quatro anos, podendo ser reeleitos por mais quatro. Além disso, outras cinco pessoas ficarão como suplentes. Cada um deve cumprir semanalmente dois plantões de 24h, sendo um interno e outro externo”, disse.

Todos os cidadãos que possuem título eleitoral registrados em Japeri podem votar no local mais próximo à sua Seção Eleitoral. Basta apresentar o título de eleitor e um documento com foto, das 8h às 17h. O resultado sairá somente na segunda-feira (05). O conselho Tutelar de Japeri fica no Centro de Cidadania, em Engenheiro Pedreira, anexo a Secretaria de Assistência Social e Trabalho (SEMAST). Todas as denúncias podem ser encaminhadas para o número 3691-2375.

“É fundamental para Japeri e para as demais cidades passarem por este processo eleitoral para conselheiro tutelar. Afinal, estes profissionais são as pessoas responsáveis em garantir que o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) seja cumprido. Neste momento conturbado em que a sociedade passa, com crianças bastante vulneráveis, temos o dever de buscar o melhor para eles. Essa não é uma votação partidária, por isso, faremos de tudo para ser totalmente transparente”, disse o presidente da comissão organizadoras do processo eleitoral, Carlos Augusto Bastos.