ASSINE
search button

Detro fiscaliza transporte escolar em São Cristóvão

Agentes atuaram na região de São Cristóvão na manhã desta sexta-feira

Compartilhar

A Secretaria de Estado de Transportes, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), realizou nesta sexta-feira (02/10), fiscalização para verificar as condições dos veículos que operam transporte escolar ?em trajetos intermunicipais. A ação aconteceu nas proximidades do Colégio Pedro II, em São Cristóvão. Como resultado, 11 veículos foram recolhidos, entre eles, seis veículos particulares, três vans, um ônibus e um táxi.   

A ação teve início no começo da semana, quando escolas foram notificadas sobre as vistorias e orientadas alertar responsáveis e empresas de transportes sobre a importância do transporte escolar regulamentado.

Durante a fiscalização, foram observados itens como cinto de segurança, extintores de incêndio, condições dos pneus e lataria, parte elétrica, aspecto de limpeza e documentação obrigatória. Entre as irregularidades encontradas pelas equipes do Detro estavam documentação atrasada, extintores de incêndio vencidos e pneus carecas, entre outras. 

Os veículos foram encaminhados para os depósitos públicos e além da multa de R$ 2.711,90, os proprietários ficam responsáveis pelas diárias e taxas de reboque.

"Identificamos a necessidade de fiscalizar, como medida de prevenção, as condições dos veículos que operam o transporte escolar para garantir a segurança de crianças e adolescentes que utilizam este tipo de transporte todos os dias. A ação será permanente realizada em todo o estado", declarou o presidente do Detro, Carlos Luiz Martins.  

 Desde janeiro, o Detro intensificou as fiscalizações no estado. Como resultado, as equipes já aplicaram 12.879 multas e recolheram 4.579. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Para participar, os cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo e-mail [email protected]. A população também pode enviar informações pelo aplicativo Fiscal de Bolso, que pode ser baixado no celular ou pelo WhatsApp Fale Detro pelo número (21) 9-8596-8545. Na primeira mensagem, é preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora.