ASSINE
search button

Governo do Estado apresenta ações para o desenvolvimento da Costa Verde

Evento faz parte da 11ª edição de feira, que acontece de 8 a 11 de outubro em Angra

Compartilhar

O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai marcar presença no Encontro para o Desenvolvimento Socioeconômico e Turístico da Costa Verde. O evento, que faz parte da 11ª edição da Costa Verde Negócios (CVN), acontecerá às 14h do dia 8, no Iate Clube Aquidabã, em Angra dos Reis, pouco antes da abertura oficial da feira, que será às 18h, na Praia do Anil. As secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) e de Turismo (Setur) apresentarão projetos e ações voltados para os municípios de Angra, Paraty e Mangaratiba.

A Sedrap, através da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), por exemplo, vai mostrar ao público ações de pesquisa e extensão que visam o desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura (cultivo de peixes e outros organismos aquáticos), em especial na Baía da Ilha Grande. Na ocasião, serão entregues uma picape 4x4 e uma embarcação (do tipo bote inflável, com motor de popa e uma carreta rodoviária) para o Escritório Regional Costa Verde da Fundação (com sede em Angra e que atende outras quatro cidades: Seropédica, Itaguaí, Mangaratiba e Paraty), com a finalidade de ampliar a assistência técnica a agricultores familiares, aquicultores, marisqueiras e comunidades tradicionais da Baía.

 Adquiridas por meio de licitação, na modalidade pregão eletrônico, com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Proinf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a picape 4x4 e a embarcação também serão expostas na feira.

Estande - Além do Encontro, o Governo do Estado vai ocupar uma área equivalente a cinco estandes, cerca de 50 metros quadrados, durante os quatro dias de feira. A Fiperj participará com banners, materiais informativos, e técnicos prestando informações a pescadores, aquicultores, e agricultores familiares interessados na produção de peixes.

- A Fiperj exerce um importante papel de incentivo à produção aquícola na região, inclusive com pesquisas na área, como a que testa a primeira ração específica para o bijupirá, peixe bastante produzido nas fazendas marinhas da Baía da Ilha Grande. É muito importante que os empresários e a população estejam cientes desses avanços, até mesmo para fomentar futuros investimentos no setor - destaca Essiomar Gomes, presidente da instituição.

 A feira - A abertura oficial da Costa Verde Negócios será na quinta-feira, dia 8, às 18h, em estrutura montada na Praia do Anil. Promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Angra dos Reis (Acear) e pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio) de Angra dos Reis, o evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio das três pastas e suas vinculadas, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) e da Prefeitura de Angra. Tem ainda o patrocínio do Serviço de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (Senac-RJ) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ), e apoio institucional da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ). A proposta da feira multissetorial é reunir vários segmentos empresariais, promovendo a integração entre empresários e os consumidores. A entrada é franca.

 Aquário - Uma novidade que pretende chamar atenção dos visitantes é o aquário de 10 mil litros, com cerca de cinco metros de comprimento e dois de altura. Nele, haverá exemplares de bijupirá, atentando para a importância da produção regional.

Atrações - O evento, que vai até 11 de outubro, terá uma programação especial voltada para o lazer, com covers oficiais do Cazuza, Legião Urbana, Raul Seixas e Mamonas Assassinas. Pela proximidade do Dia das Crianças, a organização da CVN também preparou atividades para o público infantil, que contará com uma brinquedolândia e um amplo espaço para recreação, já que metade da pista da Avenida Ayrton Senna da Silva estará fechada para receber os “baixinhos”.

Com quase três mil metros quadrados, a área da feira será dividida entre o Pavilhão de Expositores, com 89 estandes, e a Praça de Alimentação, com a presença de restaurantes locais. Nela, serão realizados ainda os shows diários. Antes e depois dos espetáculos, os DJs Bibico, Magoo, Mark Mix e Toninho Lopes, da Rádio Costazul FM, animarão o público