ASSINE
search button

Dia Nacional do Surdo: São João de Meriti garante educação aos deficientes auditivos

Compartilhar

Neste sábado, dia 26 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Surdo. Em São João de Meriti, uma escola da rede municipal de ensino merece destaque no atendimento aos deficientes auditivos. A Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer da prefeitura criou o Centro de Atendimento Educacional Especializado Polo I Surdez, que tem como objetivo fornecer à pessoa surda um espaço que ofereça oportunidades de cidadania, conhecimento e formação.

A unidade, que fica instalada no CIEP Municipalizado 180 Presidente João Goulart, no Parque Juriti, disponibiliza todas as ferramentas necessárias para os deficientes auditivos e da fala concluírem os seus estudos com excelência. A escola possui professores com formação específica na área, e conta com turmas especiais - também compostas por surdo, que dão suporte para os alunos conseguirem acompanhar as aulas regulares.

O CIEP 180 tem duas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Especiais para deficientes e duas classes para deficientes auditivos e da fala. A equipe docente é composta por três professores que empregam a Linguagem Brasileira de Sinais (libras) e o português, em sala de aula. Há também um intérprete de libras que acompanha os alunos já capazes de frequentar as turmas regulares. Atualmente, estão matriculados no CIEP 135 alunos com deficiências intelectual, física, visual, autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down e esquizofrenia.

Para receber um atendimento mais diversificado e amplo, os estudantes também contam com o apoio de fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, terapia auricular e atividades extraclasses. Através dos programas de capacitação de formação continuada, os professores aprendem a desenvolver um conteúdo especial dentro da escola. A Divisão Municipal de Educação Especial também fornece orientações e sugestões sobre como atender aos alunos com deficiência auditiva em outras escolas do município.

A prefeitura ainda oferece curso de libras, palestras e seminários, e disponibiliza profissionais para orientar os familiares, amigos e vizinhos do aluno surdo. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, no prédio da prefeitura, na Av. Presidente Lincoln, 899, Vilar dos Teles, São João de Meriti. Telefone: (21) 2751-1880.