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Candido Mendes abre nova turma do curso de MBA em gestão cultural

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Estão abertas as inscrições para a nova turma da pós-graduação lato sensu em Gestão Cultural da Universidade Candido Mendes, com início das aulas no dia 30 de setembro. Na ocasião, o diretor teatral Marcus Faustini, criador de projeto de transformação social pela cultura premiado em Londres, em 2013, é o palestrante convidado para a aula inaugural aberta ao público onde vai falar sobre a cultura – a diferença da crise. 

Seu projeto, Agência de Redes para Juventude, teve sua metodologia – criada com o objetivo de transformar ideias de jovens das favelas cariocas em projetos para impactar suas comunidades, aumentando suas redes e repertórios – premiada com o Prêmio Calouste Gulbenkian, além de uma verba de 175 mil libras, que serviu para implementar a mesma metodologia em Londres e em Manchester, em parceria com o Battersea Arts Centre, o Contact Theatre e o People’s Palace Projects.

Hoje, no Brasil, cerca de 70% dos equipamentos culturais são públicos e a tendência de mercado é transformarem-se em Organizações Sociais (OS). Por isso, é essencial que tanto o poder público quanto a indústria e as redes e instituições de cultura tenham quadros capacitados em gestão e finanças, além, claro, de paixão pelo tema. Há 12 anos o MBA em Gestão Cultural da UCAM vem formando e reciclando pessoas que atuam nos segmentos cultuais para elaborar e desenvolver todas as etapas necessárias ao domínio do negócio, da inovação e do empreendedorismo cultural, através de uma visão integrada das diversas áreas envolvidas: Administração, Economia, Direito, Marketing, Artes e Cultura.

Sobre o curso

O curso adota o formato Master Business Administration (MBA) e as aulas são ministradas por profissionais de destaque na cultura nacional, que aliam a experiência da prática com a vivência acadêmica.

Este foi o primeiro curso realizado pela UCAM em convênio com a Associação Brasileira de Gestão Cultural, através do Programa de Pós-graduação de Estudos Sociais e Culturais, vinculado à Pró-reitoria de Graduação e Pesquisa da UCAM. A configuração desta parceria permite uma grande liberdade para que os coordenadores desenhem currículos de forma criativa, de modo a atender as expectativas dos alunos e às demandas do mercado.

“Montamos um currículo voltado para capacitar, de forma reflexiva e empreendedora, os profissionais que vão gerir instituições, programas e projetos culturais. As instituições de arte e cultura se multiplicam na expansão da informação como veículo de lazer e bem de consumo, unindo conteúdos multidisciplinares dos universos da cultura e da ciência da gestão”, explica a coordenadora acadêmica, Kátia de Marco. 

Mais informações e inscrições www.abgc.org.br

 

Bolsas de formação de Gestores Culturais

A Associação Brasileira de Gestão Cultural vai selecionar 2 pessoas oriundas de comunidades periféricas, ou de risco social, do Estado do Rio de Janeiro, que desenvolvam projetos transformadores na área cultural e social de suas comunidades, para realizarem o curso  de MBA em Gestão Cultural com bolsa integral. Os procedimentos de seleção serão divulgados em breve no site da ABGC e na página da ABGC no Facebook.