ASSINE
search button

ONG RioSolidario promove eventos no Dia da Luta das Pessoas com Deficiência

Compartilhar

A partir desta segunda-feira (21), quando é comemorado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, até quinta-feira (24), quem passar pela Praça XV, em frente à estação das barcas, no Centro do Rio, poderá participar de um circuito de obstáculos, que reproduz algumas situações vividas no dia a dia por cadeirantes, cegos e surdos. A ação Rio Consciente acontece, a partir das 9 horas, em uma parceria entre o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e o RioSolidario.

No percurso, o público passará por alguns desafios, como usar cadeira de rodas, subir rampas, entrar em um táxi não adaptado, ter os olhos vendados. O hotsite www.rioconsciente.com.br será criado e a #rioconsciente será postada nas redes sociais. O objetivo é conscientizar a população, governos e instituições sobre a importância da autonomia e do investimento na melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.

Às 11 horas, haverá a abertura, no Salão Nobre da Alerj, da exposição “Inclusão pela Arte”, que vai reunir obras de 18 artistas que usam a boca e os pés para pintar. A exposição fica na Alerj de 21 a 28 de setembro.

A primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, o presidente da Alerj, Jorge Picciani, além de deputados estaduais e atletas paralímpicos, participarão da abertura. Em seguida, eles acompanharão a ação na Praça XV.

Já na quinta-feira (24), o RioSolidario promove o II Encontro Autonomia para Pessoa com Deficiência, que reunirá, na Firjan, representantes do Governo Federal, secretários estaduais e municipais, e representantes de empresas e instituições. Serão debatidos os temas sobre a Lei Brasileira de Inclusão e os Desafios da Reabilitação.

SERVIÇO:

Ação “Rio Consciente”

Data: 21/09 – segunda-feira

Horário: A partir das 9 horas

Local: Praça XV – Em frente à estação das barcas – Centro, RJ

Abertura da exposição “Inclusão pela Arte”

Data: 21/09 – segunda-feira

Horário: 11 horas

Local: Salão Nobre da Alerj - Rua Primeiro de Março, s/nº - Praça XV, Centro, RJ

II Encontro Autonomia para Pessoa com Deficiência

Data: 24/09 – quinta-feira

Horário: A partir das 9h

Local: Auditório da Firjan – Avenida Graça Aranha, 1 – Centro, RJ