ASSINE
search button

Estação de Barcas Paquetá recebe novo píer flutuante

Equipamento permite a atracação de diferentes modelos de embarcações

Compartilhar

A Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), com a CCR Barcas, inaugurou novo píer flutuante na Estação Paquetá, nesta quinta-feira (3/9) para receber a barca Ilha Grande, que vai operar na linha Praça XV-Paquetá, a partir do dia 10 de outubro. O píer tem 16 metros de comprimento por 8,8 metros de largura e foi construído todo em aço. O novo equipamento permite a atracação de diferentes modelos de embarcações e foi colocado no lugar do antigo píer flutuante, retirado de serviço para reforma. 

O secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio, informou na inauguração, que estará na Ilha de Paquetá no sábado (12/09) para ouvir as demandas dos moradores em relação ao funcionamento das barcas com o objetivo de melhorar a operação.

Embarcação Ilha Grande começa a operar em outubro

A Ilha Grande é a terceira das nove novas embarcações adquiridas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para reforçar a frota do transporte aquaviário. Com capacidade para 500 passageiros, a nova barca conta com sistema de ar condicionado, acessibilidade plena, poltronas acolchoadas, bicicletário, fraldário e um espaço para o transporte de cargas. A novidade é o espaço para cargas, antiga reivindicação dos moradores d?e Paquetá, que agora poderão utilizar a barca para transportar, por exemplo, compras, móveis e eletrodomésticos.? Além disso, por ser uma barca mais rápida e moderna, o tempo de travessia será reduzido em 20 minutos.

A embarcação Ilha Grande substituirá a antiga embarcação, da década de 60, que será retirada de operação. Assim com os catamarãs Pão de Açúcar e Corcovado, a barca Ilha Grande passará por registro, homologação, vistoria e teste de mar, e deverá entrar em operação, no dia 10 de outubro.

A previsão é de que as outras seis embarcações (Copacabana, Parque da Cidade, Forte Santa Cruz, Angra dos Reis, Itacoatiara e Arariboia) sejam integradas à frota da CCR Barcas até o fim do primeiro semestre de 2016. A próxima embarcação chinesa a ser entregue será o catamarã Itacoatiara, que já está fazendo teste de mar na China. ?