ASSINE
search button

Campanha de doações de sangue segue até sexta-feira

Ação ocorre na sede do Into, na Avenida Brasil

Compartilhar

A campanha de doações do Banco de Sangue do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad, o HemoInto, termina nesta sexta-feira (04/09). 

O HemoInto foi inaugurado há dois anos para prover as próprias cirurgias do Into, órgão do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, e ainda abastecer outras unidades de saúde que precisem de doações de sangue. Desde a última segunda-feira (31/08), o Into intensifica a distribuição de folhetos explicativos sobre a importância da doação e a utilização de mídias sociais. 

O circuito interno de TV também é utilizado na campanha, já que cerca de 10 mil pessoas circulam todos os dias pelo prédio, entre pacientes, acompanhantes, visitantes, fornecedores e o corpo funcional. O Into chegou no primeiro semestre do ano à marca de 45 cirurgias/dia, somando 5.074 – um recorde da instituição. Ao todo, 36% dos procedimentos realizados no Instituto são hoje considerados de alta complexidade e, em muitos casos, há necessidade de transfusões de sangue – como, por exemplo, nos casos de fratura de fêmur e cirurgias de coluna. 

 A meta deste ano, acordada com a Justiça Federal, é de chegar a 10,5 mil cirurgias, ou seja, 40% a mais do que as 7.560 realizadas no ano passado. Somente no primeiro semestre do ano, houve a entrada de novos 4 mil pacientes na fila de cirurgias do Into via Central de Regulação do Estado do Rio de Janeiro, o que demonstra a alta procura pelos serviços do Instituto. O Into recebe pacientes de todo o país e ainda realiza mutirões de cirurgias em outros estados – neste ano, já ocorreram no Acre e em Rondônia e, neste mês de setembro, está acontecendo em Tocantins.